Serviço Social em Contextos de Crianças e Jovens em Risco e/ou Perigo

Post-Graduations

Vagas – 25

Regulamento [pdf]

Apresentação
Com a o intuito de complementar, aprofundar conteúdos e saberes cruciais para a intervenção junto de famílias, crianças e jovens a experienciarem situações de risco e/ou perigo, esta pós-graduação constitui-se como uma mais-valia tanto para profissionais, como para alunos finalistas interessados na área da proteção à criança.
Apostando numa abordagem teórico-conceptual em paralelo com uma perspectiva interrogativa, reflexiva dos espaços de intervenção, oferece uma formação de elevado interesse.
Reunindo especialistas em diversas matérias, conta com um corpo docente das áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito, Medicina e outros profissionais com experiência nas matérias abordadas.
Objectivos
– Proporcionar formação avançada (teórico-prática) para a intervenção com crianças e jovens a experienciarem situação de risco e/ou perigo.
– Capacitar os intervenientes para o delineamento e implementação de estratégias e modelos, tendo em vista uma prática protetiva mais qualificada.
– Munir os participantes com ferramentas (e.g. diagnóstico, avaliação, relacionais, comunicação…) que contribuam positivamente para o seu agir no âmbito do sistema de promoção e proteção.
– Promover a aquisição de competências transversais indutoras de um reequacionar dos modelos de intervenção nos contextos familiar, institucional e comunitário.
Destinatários
Estudantes finalistas, Assistentes Sociais e outros profissionais que, no âmbito da sua intervenção nas áreas social, saúde, educação, jurídica, entre outras, trabalhem ou possam vir a entrar em contacto com crianças, jovens e famílias a experienciarem situações mediadas por fatores de risco e/ou perigo.
Duração do curso


Um semestre. O curso irá funcionar no 1.º semestre, em inícios de outubro de 2021.

Horário


Sexta-feira (18h – 22h), sábado (9h – 13h)

Modalidade de Ensino


Sistema bimodal

Regimes de exceção:

– Os/as alunos/as residentes nos Açores e na Madeira poderão assistir à distância aos módulos presenciais.

– Os/as alunos/as residentes nos distritos de Beja, Braga, Bragança, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real poderão assistir à distância aos módulos presenciais.

– Casos excecionais serão analisados individualmente pela Coordenação do curso.

Documentação Necessária
Boletim de Candidatura [pdf]
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Documento de identificação pessoal
Fotocópia do Cartão de Contribuinte
1 Fotografia a cores

Contacts

Contactos

Informações:
Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE):

Telefones: (+351) 239 488 043/45


E-mail: esae@ismt.pt
Página web: www.ismt.pt
Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)