A Comissão de Gestão do ISMT confirma a abertura das aulas, em todas as licenciaturas e respectivas unidades curriculares do 1.º Semestre e solicita aos Professores, Alunos e Funcionários a melhor atenção e cuidado na observância das regras e atitudes que são condição primeira da prevenção do risco e do bom funcionamento do ano escolar que se inicia.

1. A primeira semana de aulas, decorrerá sob a forma presencial, sem alternativa on-line, com presença do professor na sala de aula e com tolerância de ponto para os estudantes. O número de alunos em sala não pode ultrapassar a lotação definida para cada uma delas. Trata-se de uma semana de aulas de apresentação e Informação sobre os objectivos e métodos de avaliação, introdução ao programa e aos temas essenciais da unidade curricular, mais dedicada à integração dos alunos e à melhoria do conhecimento recíproco do que à explanação de matérias lectivas.

2. Durante esta 1.ª semana o Instituto dota-se de toda a tecnologia necessária à eficácia de aulas on-line, que concorrerão para a instalação do sistema de aulas bi-modais, que será comum a todas as licenciaturas, permitindo que as turmas sejam divididas em dois grupos que, em alternância semanal, assistem e participam nas aulas em sala, ou fora dela. Só não abriremos o ano em sistema bi-modal, porque estes equipamentos e os serviços de melhoria do rendimento da internet, estão sob pressão no mercado nacional e não permitem a sua utilização imediata.

3. As aulas presenciais, desde a primeira hora, terão de obedecer a regras muito estritas de higiene sanitária, conhecidas por todos e constantes das normas públicas e de procedimentos descritos nos planos de contingência do Instituto, que já deram prova, no ano escolar que agora termina, da sua eficácia e que contam com a vigilância e cuidado dos nossos funcionários e professores.
Pedimos a atenção para essas normas que serão de novo dadas a conhecer pelos meios adequados.

4. Colocados perante desafios muito pesados, faremos prova de resistência e responsabilidade se soubermos estar juntos para vencer a crise!

A Comissão de Gestão
19.9.2020