Mensagem da Direção

Em meu nome, como seu primeiro cicerone, e em nome do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), quero cumprimentá-lo(a) pela iniciativa de nos visitar e convidá-lo(a) a uma “viagem” pelo nosso site.

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) é um dos mais antigos estabelecimentos de ensino superior universitário privado português, com mais de oito décadas de existência (tendo iniciado a sua atividade em 1937), fazendo parte da rede nacional de ensino superior português, e reconhecido de utilidade pública.

Tem como missão a criação, a transmissão e a difusão da cultura e da ciência, e, ainda, fomentar a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo e da comunidade.

O ISMT está enquadrado no âmbito do ensino superior particular e cooperativo e é ainda uma entidade formadora acreditada.

Temos uma oferta formativa abrangente e atrativa (licenciaturas, pós-graduações, mestrados, cursos de especialização, etc.) que possibilita aos nossos alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios.

A nossa oferta formativa abarca já vários graus e áreas do saber, tais como, Audiovisuais e Comunicação, Ciências Empresariais, Ciências Sociais e do Comportamento e Informática:

Cursos de 1.º ciclo (licenciaturas):

Design de Comunicação

Jornalismo

Multimédia

Comunicação Empresarial

Gestão

Gestão de Recursos Humanos

Empreendedorismo

Psicologia

Serviço Social

Informática (2 áreas de especialização)

Cursos de 2.º ciclo (mestrados):

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia Clínica (3 áreas de especialização)

Serviço Social

Quem somos?

Temos apostado na qualificação do nosso corpo docente, e, também, na formação dos nossos funcionários não docentes, permitindo assim a constituição de um corpo de docentes e funcionários criativo, crítico e inovador.

Como somos?

Exigentes na construção do presente e impacientes pelo futuro.

Porque somos?

Porque queremos contribuir para a criação de uma massa crítica consistente, e porque desejamos consubstanciar um projeto de ensino inovador e adaptado às exigências do mercado de trabalho.

E porque o novo milénio se baseia na qualidade, esta é a nossa grande aposta, certos de que o ISMT é o lugar onde o futuro já começou!

O Diretor,
Carlos Amaral Dias

Missão

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), como estabelecimento de ensino superior universitário, tem como missão a criação, a transmissão e a difusão da cultura e da ciência, e, ainda, fomentar a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do individuo e da comunidade.
Para cumprir a sua missão, o Instituto desenvolve:

Formação a nível graduado e pós-graduado – cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado;

Formação de curta duração – em áreas diversas e numa perspetiva de atualização de conhecimentos;

Investigação e Desenvolvimento.

O Instituto publica duas revistas científicas:

A Revista “Interações – Sociedade e as Novas Modernidades” – revista fundada em 2001, com periodicidade bianual e indexada no catálogo Latindex;

A “Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social”, revista on-line, multidisciplinar e publicada semestralmente;

No âmbito do seu Departamento de Investigação & Desenvolvimento, desenvolve um conjunto de projetos de investigação;

De salientar também a ligação do ISMT ao CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que é uma instituição consagrada à investigação científica, de vocação inter-universitária), enquanto sócio colectivo.

Ligação à sociedade – protocolos celebrados com variadíssimas instituições e prestação de serviços à comunidade.

Internacionalização – através do seu Gabinete de Relações Internacionais promovemos a internacionalização do ISMT:

Através de relações de cooperação, intercâmbio e mobilidade com instituições académicas e outras internacionais, com enfoque na Europa e nos países de língua portuguesa;

Oferecemos anualmente várias oportunidades, para estudar e estagiar, na Europa (Programa Erasmus+) e noutras partes do mundo (através de vários parceiros);

O ISMT, com mais de 80 anos de história, tem como ambição consolidar a sua posição como instituição de referência de Ensino Superior, complementando a tradição com a inovação e o dinamismo.

Projecto Educativo

Como principais objetivos, e de acordo com os seus Estatutos, o ISMT destina-se a ministrar o ensino e promover a investigação, constituindo-se como um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e tem como fins a formação humana, cultural, social e técnica, a realização da investigação, a prestação de serviços à comunidade numa perspetiva de valorização recíproca, o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres locais, nacionais e estrangeiras, a contribuição, no seu âmbito de atividades, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua oficial portuguesa e os países europeus.

Tendo em conta a natureza do ISMT e os seus objetivos, o Projeto educativo, científico e cultural do ISMT desenvolve-se em torno de alguns eixos prioritários, encontrando-se intimamente ligado (e articulado) com o Plano Estratégico da instituição, e estando envolvidos neste processo todos os Órgãos/Departamentos/Serviços do ISMT.

Um primeiro eixo centra-se no ensino e investigação, como elemento fundamental da atividade de ensino universitário, orientando-se para a oferta de formações científicas sólidas, conjugada com a componente de investigação.

Neste contexto, de salientar a estratégia de diversificação das áreas formativas, com o desenvolvimento de novas áreas do saber, nomeadamente nas áreas das novas tecnologias e das ciências empresariais.

Por outro lado, uma atenção especial à área da investigação e produção científica, com a criação de um Departamento de Investigação & Desenvolvimento, a publicação de duas revistas científicas e a política de incentivo à investigação e ao aumento da produção científica.

É ainda de salientar a ligação do ISMT ao CEPESE (centro de investigação acreditado pela FCT), como sócio coletivo, e também a criação, em 2014, do prémio anual de Investigação do Instituto Superior Miguel Torga.

Outro eixo muito importante do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT diz respeito à ligação do ensino/investigação à prestação de serviços à comunidade.

Para isso criámos vários gabinetes de apoio psicológico, abertos à comunidade;

Estabelecemos um elevado número de Protocolos de Cooperação com instituições muito diversas, nomeadamente no âmbito da realização de projetos em parceria e de estágios, que demonstra a criação de uma vasta rede de cooperação nacional e internacional.

A existência de um ensino de qualidade associado à investigação e produção científica e à prestação de serviços à comunidade só é concretizável mediante uma aposta na formação e qualificação dos RH, sendo este outro dos eixos definidos no Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT, contando o estabelecimento de ensino, atualmente, com um corpo docente próprio, adequado em número, qualificado e especializado, e constituído na sua maioria por docentes com o grau de doutor.

Para assegurarmos a qualidade do ensino ministrado, desenvolvemos e implementámos mecanismos de autoavaliação, conjugados com a implementação de um sistema de avaliação da Qualidade, tendo sido criado um Departamento da Qualidade e Inovação.

Finalmente, e para completar a referência aos principais eixos orientadores do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT, importa fazer menção à estratégia de internacionalização, desempenhando neste ponto um papel importante o Gabinete de Relações Internacionais.

Pedido de Informações
808 20 80 30
Candidatura online