Corpo Docente

Doutorados

Alcina Maria de Castro Martins
Professor Associado - Dedicação Exclusiva
Ana Margarida Jorge Ferreira Galhardo
Professor Auxiliar (Equiparado) - Dedicação Exclusiva

Instituto Superior Miguel Torga. Investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-comportamentais (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Formação Académica 2013: Doutoramento em Psicologia Clínica (FPCE-UC). 2003: Mestrado em Psicologia Clínica - área cognitivo-comportamental e sistémica (FPCE-UC). 1996: Licenciatura em Psicologia (FPCE-UC). Experiência Clínica Certificações de Terapeuta e de Supervisora Clínica Cognitivo-comportamental pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC). Cédula profissional nº 6261 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP; Diplomas de especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia). Prática clínica privada. Atividade Profissional É Professora Auxiliar (equiparada) no Instituto Superior Miguel Torga, Coordenadora do 1º ciclo de Psicologia, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Científico. Leciona as unidades curriculares de Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais, Terapia Cognitivo-comportamental em Adultos, Formulação de Casos Clínicos, Supervisão de Estágios e Orientação de Dissertações. Em termos de investigação, em articulação com o CINEICC, tem integrado vários projetos nacionais e internacionais financiados pela FCT ou outras entidades. Tem publicado diversos artigos em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares e participado em eventos científicos com a apresentação de trabalhos (comunicações orais, posters, conferências, workshops). Tem recebido prémios ou distinções pelos trabalhos realizados. Coordena a Rede de Apoio Psicológico da Associação Portuguesa de Fertilidade e integra o Grupo de Trabalho para as Questões da Saúde Reprodutiva e Procriação Medicamente Assistida da OPP. Consultar CV em: Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/CD1E-2D95-209C ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3484-6683

Carla Sofia de Carvalho Figueiredo
Professor Auxiliar (Equiparado) - Dedicação Exclusiva

Doutorada em Psicossociologia da Cultura e da Comunicação pela Universidade da Extremadura, Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra e Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto é também especialista certificada em Jornalismo, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Desde 1999 é professora no Instituto Superior Miguel Torga, nas áreas do Protocolo, Media Relations, Comunicação, Marketing e Jornalismo. Assume a coordenação científica da licenciatura de Jornalismo e é coordenadora das Relações Internacionais do curso

Carlos Manuel da Cruz Farate
Professor Associado - Tempo Parcial

Licenciado em Medicina (M.D) pela Universidade Nova de Lisboa e com especialidade em Psiquiatra da Infância e da Adolescência (Carreira Médica Hospitalar e Ordem dos Médicos), doutorou-se em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e é Professor Associado no ISMT. Investigador universitário, é Research Fellow da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Foi Professor Afiliado ao ICBAS-UP aonde exerceu funções de Coordenador-Adjunto de um Programa de Doutoramento em Saúde Mental. É psicanalista e Membro Titular com funções Didáticas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Para além de funções clínicas em vários campos de intervenção, tem desempenhado funções de coordenação em instituições de saúde, assim como no campo da formação em saúde mental e em psicoterapia psicanalítica, nomeadamente como orientador científico de mestrados e doutoramentos. A sua larga e intensa atividade como investigador, preletor e autor tem-se pautado pela coordenação ou participação em inúmeros projetos nacionais e internacionais, nomeadamente ligados à área do consumo de substâncias psicoativas, e pela experimentação de uma diversidade de metodologias e objetivos de estudo (psicopatológico, psicoterapêutico, epidemiológico, psicossocial, neuropsicológico…). Muitos dos seus trabalhos estão publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, em livro e em obras coletivas.

Dinis Manuel Pedro Alves
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Dinis Manuel Alves (Lobito,1958), é doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.

Professor no ISMT, cuja Licenciatura em Comunicação Social dirigiu durante uma década.

Foi jornalista e repórter fotográfico da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal & Qual e Jornal de Coimbra.

Autor de várias exposições de fotografia e de sites na Web, tem mais de 30 livros publicados em vários formatos.

Deputado à Assembleia da República, apresentou  o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983).

No ISMT foi Coordenador do Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho, responsável pelo portal “ANTENA 5” e canal YOUTORGA.

Ccoordenou os Projectos "Um Outro Olhar", "Torga - 70 Anos - 70 Poemas", "Coimbra D", "WEB 2020" e "Distância Focal".

Em 2008 proferiu a Oração de Sapiência "Notícias do Outro quando lá fora ou as gaiolas catódicas de Ota Benga".

Esmeralda Luísa Macedo
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral

Professora auxiliar convidada no ISMT desde 2007, onde exerce docência na Licenciatura e Mestrado de Psicologia.

Doutorada em Psicologia Clínica – Especialização Psicanálise pelo ISPA-IU, tendo defendido a tese intitulada ‘Novos Dados Sobre a Vida e Obra de Melanie Klein – Contribuições Não Publicadas e Suas Implicações Para a Teoria e Técnica Psicanalítica ‘, orientada pelo Professor Doutor Carlos Amaral Dias e co-orientada pelo Professor Doutor Rui Aragão Oliveira.

Orientação de dissertações de mestrado. Supervisão de estágios curriculares e estágios profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Exercício de atividade como psicoterapeuta de orientação psicodinâmica, em consultório privado, desde 1999.

Algumas áreas de interesse incluem teoria e prática psicanalítica, história da psicanálise e o impacto do uso das redes socais ao nível relacional e afetivo de adolescentes e jovens adultos.

Fátima Regina Ney Matos
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Concluiu estágio pós-doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, doutorado em Administração na Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Administração na Universidade Estadual do Ceará e Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Professora auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Atuou em empresas de médio porte na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Brasil). Foi professora visitante no Curso de Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Ceará e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado e doutorado) da Universidade de Fortaleza. Mais de 100 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais (com arbitragem científica), bem como em actas de eventos nacionais e internacionais e 41 capítulos de livros. Orientou cinco teses de doutorado e 37 dissertações de mestrado, tendo participado de 11 júris de doutorado e 112 de mestrado

Fernanda da Conceição Bento Daniel
Professor Auxiliar - Dedicação Exclusiva

Formação académica: Concluiu o Doutoramento em Serviço Social em 2018/06/03 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É também doutorada em Development and psychological intervention pela Universidad de Extremadura. Tem o Mestrado em Toxicodepências e patologias psicossociais pelo Instituto Superior Miguel Torga e uma Licenciatura em Serviço Social desde 1986 pelo então Instituto Superior de Serviço Social.

Vínculo contratual: Professora Auxiliar em regime de exclusividade no Instituto Superior Miguel Torga.

Afiação a centro de investigação: Investigadora no Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra.

Exercício de cargos diretivos em órgãos de gestão e participação em órgãos ou estruturas: Membro do Conselho Científico, membro do Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho, membro da Comissão de Ética do Instituto Superior Miguel Torga, membro do conselho de redação da revista Interações: Sociedade e as novas modernidades, membro do Corpo Editorial da Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social. Coordenadora do 2.º Ciclo em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga.

Área de Investigação : Estudos sobre os envelhecimentos nomeadamente representações sociais, saúde, políticas públicas e género.

Produção Científica: Publicou 70 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulos de livros e 1 livro. Orientou 4 teses de doutoramento. Orientou 23 dissertações de mestrado.

Identificadores da investigação desenvolvida: (i) ORCID: 0000-0002-2202-1123; (ii) https://www.cienciavitae.pt/portal/9E1F-93C9-E6D6; (iii) Scopus Author ID: 56501553100; (iv) Google Scholar ID: qqQ1COIAAAAJ; (v) ResearcherID: K-3290-2015

Helena Maria Amaral do Espírito Santo
Professor Auxiliar - Dedicação Exclusiva

Breve biografia
Doutoramento em Saúde mental pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Universidade do Porto e mestre em Psicologia clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Docente no Instituto Superior Miguel Torga desde 1993.

Cargos atuais
Professora de Neurociências I, Etologia, Psicopatologia do adulto no curso de primeiro ciclo de Psicologia e de Neuropsicologia no mestrado de Psicologia clínica.
Membro do Conselho Científico, consultora do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, membro colaborador no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva e Comportamental, coordenadora do Departamento de Investigação & Desenvolvimento e diretora da Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social do ISMT.

Interesses
Interesse na ponte entre as disciplinas lecionadas, educação e formação nos vários níveis de ensino e investigação na interface entre a Psicopatologia e a Neuropsicologia, com estudos na área da saúde mental e funcionamento neurocognitivo em adultos e idosos.

Web Sites relevantes
Perfil Ciência Vitae
Perfil Google Académico
Perfil Mendeley
Perfil ORCID
Perfil ResearchGate
Detalhes de Autor Scopus
Perfil Publons

Henrique Manuel Testa Vicente
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro. Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Psicólogo Clínico, Coordenador do Núcleo João dos Santos (NJS) do ISMT, Coordenador do Grupo de Investigação “Bem-estar, Saúde e Envelhecimento” do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Detém interesse científico particular em temas de Psicanálise aplicada à Literatura, Artes e Humanidades

Ilda Maria Morais Massano Cardoso
Professor Auxiliar (Equiparado) - Tempo Integral

Ilda Massano Cardoso é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e doutora em Ciências da Saúde pela FMUC. É Professora Auxiliar no ISMT e Assistente Convidada da FMUC no Mestrado Integrado em Medicina e Mestrado Integrado em Medicina Dentária. No ISMT leciona unidades curriculares de Estatística e Sondagens e Estudos Estatísticos. Na FMUC leciona Epidemiologia e Saúde Pública e Métodos de Investigação e Saúde das Populações (MISPIII). É membro do Conselho Científico do ISMT e Presidente do Conselho Pedagógico da mesma instituição. Tem colaborado na lecionação e orientação de mestrados em Gestão e Economia da Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora no Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC). Colaborou com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Coimbra (ESTES) do Instituto Politécnico de Coimbra.

Joana Maria Aleluia Gomes Sequeira
Professor Auxiliar (Equiparado) - Tempo Integral

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (especialização em Clínica Sistémica).

Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Docente no Instituto Superior Miguel Torga.

Coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica no Instituto Superior Miguel Torga. - Coordenadora do GIS (Gabinete de Intervenção Sistémica).

Docente Supervisora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Psicóloga Clínica.

Terapeuta Familiar e de Casal.

Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Membro integrado do CEPESE.

João Nuno Morais Lopes
Professor Auxiliar - Tempo Integral

João Lopes é doutor em gestão. É professor auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e Universidade da Beira Interior (UBI), coordenador do curso de 1ºciclo em gestão no ISMT e investigador no NECE - Research Center in Business Science. Os seus interesses em investigação incluem: sistemas regionais de inovação, RIS3, especialização inteligente, turismo, estratégia, empreendedorismo, marketing, inovação e competitividade. Ele tem diversas publicações em revistas internacionais indexadas na Web of Science e Scopus.

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2968-4026

Web of Science ResearcherID: D-8657-2019

Ciência ID: 2A15-2F67-8E45

Scopus Author ID: 57202288440

---------------

João M. Lopes holds a Ph.D. in management. Currently he is Assistant Professor at the Miguel Torga Institute of Higher Education (ISMT) and University of Beira Interior (UBI), Scientific Coordinator of Undergraduate Degree in Management (ISMT) and Researcher at NECE (Research Unit for Business Sciences). Has several publications in journals indexed to WOS and Scopus, and is part of the Topic Board Editor in the Journal Businesses. He is also a Reviewer Board in the Journals: Data, Social Sciences, Resources, Urban Science, Digital, Smart Cities and Tourism and Hospitality. His main research interests include: regional innovation systems, RIS3, smart specialization, tourism, strategy, entrepreneurship, marketing, innovation, circular economy and competitiveness.

Laura Susana Tavares Lemos
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral

Doutorada em Psicologia com investigação na área do Envelhecimento e da Neuropsicologia.
Professora Auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga lecionando as unidades curriculares de Psicologia do Adulto e Idoso, Neurociências, Psicopatologia e Psicologia Social. Realiza supervisão de estágios curriculares do Mestrado em Psicologia Clínica e orientação de Dissertações de Mestrado.
Coordenadora dos Estágios do Mestrado em Psicologia Clínica.
Coordenadora da Pós-Graduação em Intervenção com Doentes de Alzheimer e outras Demências.
Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico (GAPSI) do ISMT.
Psicóloga Clínica e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia e em Neuropsicologia e Psicologia da Educação

Luís António Morão Pinto Simões da Cunha
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Doutorado em Ciências da Informação (Especialidade de Ciências e Sistemas de Informação), Licenciado em Engenharia Informática e Licenciado em Psicologia.
Professor e investigador nas áreas de Informática e Psicologia, com interesse particular em métodos de desenvolvimento de software e em estatística aplicada. Atualmente focado em investigação de métodos de ensino eficazes de conceitos e práticas de engenharia de software (incluindo análise de sistemas, programação e desenho de interfaces), e na aplicação interdisciplinar de modelos estatísticos e neuronais.

Luís Filipe Reis da Silva
Professor Auxiliar - Tempo Integral
Manuel Domingos Menezes da Silva
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Manuel Menezes, natural de Alvite (Concelho de Moimenta da Beira, Distrito de Viseu), é Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – 2007 até ao presente (Coimbra). Investigador integrado no CIC.Digital – Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (Pólo FCSH/NOVA, Lisboa). Licenciatura em Serviço Social (1992, ISBB / Coimbra). Mestrado em Serviço Social (1998, ISSSL / Lisboa). Doutoramento em Ciências da Comunicação - área de especialização: Comunicação e Cultura (2007, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). Doutoramento em Serviço Social (2018, ISCTE-IUL). Coordenador da Licenciatura em Design de Comunicação (ISMT, 2008/2017). Professor Auxiliar Convidado na FPCE – UC (2020/2021); Professor Auxiliar Convidado na ESTG – IPV / Lamego (2019/2020); Professor Auxiliar Convidado na Universidade Católica Portuguesa / Viseu (2007/2013). Assistente no Instituto Superior Bissaya Barreto (1992/2006, ISBB / Coimbra). Autor de diversos ensaios/capítulos de livros em distintas áreas das ciências sociais. Publicou, também, sete livros. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Serviço Social; Assistentes Sociais; Neoliberalismo; Crise Económica; Protecção à Criança; Austeridade; Crianças em Perigo; Pobreza; Riscos Socias; Cidadania Activa; Empowerment; Política Social; Institucionalização; Percepção; Velocidade; Técnica; Acidente; Memória.

Margarida Tenente Santos Pocinho
Professor Auxiliar - Tempo Parcial
Maria João Ribeiro Curado Barata
Professor Auxiliar (Equiparado) - Dedicação Exclusiva

É Professora Auxiliar e Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Superior Miguel Torga, onde leciona unidades curriculares da área da sociologia e das ciências da comunicação, e investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE). É doutorada em Relações Internacionais – Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra (2012, Bolsa FCT), Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1998, Bolsa JNICT) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Licenciada em Sociologia (1991), também pelo ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação abrangem questões de pobreza e exclusão social, autodeterminação e construção de identidades no sistema internacional contemporâneo, teoria social e política e sociologia da comunicação, tendo vários artigos, capítulos e recensões críticas em publicações científicas.

Maria Luísa Abreu da Costa
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Maria Luísa Costa é Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
DOCÊNCIA:
Desde 2014, no Instituto Superior Miguel Torga - Coimbra, assume funções de Coordenadora Científica do Curso de Design de Comunicação; Professora Auxiliar; Membro do Conselho Científico; integra a Comissão de Apreciação de Validação e Creditação de Competências Académicas e Profissionais; representante do curso no Gabinete de Relações Internacionais.
Lecionou no IADE (Creative University - Laureate International Universities), no Instituto Superior Dom Dinis (Grupo Lusófona), na Escola Universitária de Artes de Coimbra e na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa,.
INVESTIGAÇÃO
É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), onde desenvolve investigação para Pós-Doutoramento.
Participa regularmente em congressos e conferências, tem capítulos e artigos publicados em livros e revistas científicas onde cruza Design, Património e Cognição e Emoção.
Em 2020, o artigo “Wayfinding Systems: Digital versus Analogical media” apresentado à AHFE, mereceu a distinção de Best Paper Award 2020.
Integra Comissões Científicas e painéis de avaliadores em congressos, conferências e publicações científicas.
Foi bolseira, entre 2010 e 2013, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

LÍNGUAS: Francês e Inglês
Ciência ID
631D-07F9-B05A
ORCID iD
0000-0002-9003-0611

Maria Madalena Gomes Vilas Boas
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Madalena Vilas Boas

Licenciatura em Psicologia, MBA, mestrado em Gestão e doutoramento em Gestão (especialização em Organização e Desenvolvimento de Recursos Humanos).

Docente no Ensino Superior desde 1997, exerceu funções em instituições privadas e públicas: Instituto Superior Miguel Torga, Universidade de Aveiro, Universidade Lusíada, Universidade Lusófona, Universidade Luterana do Brasil e Universidade Fernando Pessoa. A docência decorreu em áreas variadas mas centradas na Gestão, Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, em licenciaturas, mestrados e doutoramentos. Exerceu. Igualmente, funções de gestão, como Coordenadora da Mobilidade do 1º e 2º ciclo de Gestão e Coordenadora Académica do 1º ciclo de Gestão de Recursos Humanos.

Trabalha desde 1987 na área da gestão de recursos humanos como Consultora em dezenas de organizações, tanto em exclusivo como acumulando com a docência.

Os seus interesses de investigação centram-se no Assédio Psicológico no Trabalho, Stress Organizacional, Liderança nas organizações, Motivação para o trabalho e Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Maria Rosa Ferreira Clemente Morais Tomé
Professor Auxiliar (Equiparado) - Dedicação Exclusiva

Licenciada e mestre em Serviço Social, doutora em Letras, especialidade História Contemporânea pela UC. Doutoranda em Serviço Social no ISCTE-IUL. Professora auxiliar (equiparada) (ISMT) na licenciatura e mestrado em Serviço Social. Investigadora do CIES-IUL. Sócia fundadora e vogal da direção da Associação Sociedade Científica em Serviço Social. Autora do livro A criança e a delinquência juvenil na Primeira República, em Portugal, ed. CPIHTS e Veras Editora, 2003 e artigos na área: “A Questão da Infância em Portugal: um século de(s)proteção à criança” em Promoção e Proteção. Jurisdição da Família e das Crianças. Coleção Formação Contínua. CEJ, 2018 e “A questão da infância e juventude em Portugal: marcos e marcas de um século de proteção sociojudicial” em Serviço Social. Portugal-Brasil. Formação e exercício em tempos de crise, ed. Papel Social, 2016, entre outros. Investigação e publicações, em co-autoria, sobre Formação e Trabalho em Serviço Social em Portugal.

https://www.cienciavitae.pt/cv/

Mariana Simões de Castro
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Formada em Design Gráfico pela ESAD | Porto e doutorada pela Universitat Politècnica de València | Espanha, na área de Design.

Há dez anos que trabalho profissionalmente na área do Design editorial, com passagem por diversas instituições.

Entre 2011 e 2015 exerci na Universidad Americana UAM | Nicarágua, a função de Docente Titular nas áreas curriculares de Tipografia, Direcção Editorial, Cor, Textura e Composição e Producção Digital. Fui igualmente Coordenadora Pedagógica e Directora Criativa da Facultad de Diseño y Comunicación Visual dessa mesma universidade.

Actualmente lecciono no Instituto Superior Miguel Torga | Coimbra e no IADE | Lisboa e

Marina Isabel Vieira Antunes da Cunha
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Psicóloga Clínica. Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, co-coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica e investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais (CINEICC) da Universidade de Coimbra. 
A sua investigação e interesses clínicos centram-se na psicopatologia desenvolvimental, com particular ênfase na avaliação e tratamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Tem desenvolvido uma extensa investigação sobre medidas de avaliação para adolescentes, fatores familiares associados ao desenvolvimento e manutenção de problemas de ansiedade, e processos de regulação emocional associados ao (des) ajustamento psicológico (em adolescentes e adultos). 
Recentemente tem participado em projetos de investigação relacionados com programas de intervenção baseados no mindfulness e compaixão, sendo atualmente uma das suas áreas de interesse e em desenvolvimento.

Pedro Manuel de Azevedo Silva Fernandes
Professor Auxiliar - Tempo Integral
Ricardo Manuel da Silva Malheiro
Professor Auxiliar (Equiparado) - Tempo Integral

Ricardo Malheiro é Doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra. Concluiu também na mesma Universidade o Mestrado (pré Bolonha) e Licenciatura (5 anos) respectivamente em Engenharia Informática e Maemática (ramo de Computação Gráfica). É membro do grupo de investigação “Cognitive and Media Systems” do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).
As suas principais áreas de investigação e de projetos centram-se em Natural Language Processing, Detection of Emotions in Music Lyrics and Text and Text/Data Mining. Ensina no Instituto Superior Miguel Torga várias disciplinas tais como Sistemas de Apoio à Decisão, Inteligência Artificial, Data Warehouses e Big Data e Desenvolvimento de SI.

Rui Pedro Costa Rodrigues
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Rui Rodrigues é professor auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga desde 2015 e coordenador científico do 1º ciclo em Multimédia desde 2019. Paralelamente acumula desde 2016 a docência como professor adjunto convidado na Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto. Anteriormente foi PhD Fellow para a Fundação para a Ciência e Tecnologia com uma investigação que se focou no layout informativo em noticiários televisivos. Doutorou-se em 2015 em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e atualmente é membro do centro de investigação DigiMedia da Universidade de Aveiro. Um entusiasta da tecnologia de eye tracking, a sua investigação foca-se sobretudo nas áreas de Interação Humano-Computador, Usabilidade e Estudos Televisivos, com particular interesse em perceber como os indivíduos utilizam e interagem com conteúdos digitais em diferentes plataformas.

Sara Cristina Martins Lopes Borges
Professor Auxiliar (Equiparado) - Tempo Integral

Lecciona nos Cursos de 1º ciclo em Design de Comunicação, Multimédia, Psicologia e
Serviço Social

Coordenadora do Gabinete de Estágios

Doutoramento em “Nuevos Contextos de Intervención Psicológica en Educación, Salud y Calidad” (Universidade da Extremadura, Departamento de Psicologia e Antropologia, 2012 - Grau registado na Universidade de Coimbra, a 12 de Maio de 2014, com o nº 16/2014)

Diploma de Estudos Avançados em “Nuevos Contextos de Intervención Psicológica en Educación, Salud y Calidad” (Universidade da Extremadura, 2011)

Certificado de Registo de Formador (CCPFC/RFO-26278/09) (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área e domínio A47 Psicologia/Psicossociologia, 2009)

Parte curricular do Programa de Doutoramento em Saúde Mental (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, 2002)

Mestrado em Psicologia, área de especialização de Psicologia Clínica do Desenvolvimento, (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 1995)

Licenciatura em Serviço Social (Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, 1992)

Sebastião Augusto Rodrigues Figueiredo Pais
Professor Auxiliar - Tempo Integral
Sónia Catarina Carvalho Simões
Professor Auxiliar (Equiparado) - Tempo Parcial

Licenciada em Psicologia Clínica, mestre em Família e Sistemas Sociais e doutorada em Ciências Biomédicas. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Coaching Psicológico pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Professora auxiliar na área da Psicologia, tendo diversas colaborações interuniversitárias nacionais e europeias. Destaca-se a supervisão de estágios curriculares de psicologia clínica, a orientação de dissertações de mestrado e a participação em júris de provas de defesa de dissertação de mestrado. Cocoordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico. Orientadora de estágios profissionais de psicologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Investigadora integrada do CEPESE e membro do Departamento de Investigação & Desenvolvimento do ISMT. Revisora de manuscritos. Publicou capítulos de livro, artigos em revistas nacionais e internacionais e abstracts de participação em congressos em revistas internacionais com fator de impacto. Tem como principais interesses de investigação as áreas da parentalidade e vinculação, assim como os processos de regulação emocional adaptativos e mal adaptativos.

Sónia Guadalupe dos Santos Ribeiro Neves de Abreu
Professor Auxiliar - Dedicação Exclusiva

Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL (2017); Doutorada em Saúde Mental pela Universidade do Porto (2009); Mestre em Família e Sistemas Sociais pelo Instituto Superior Miguel Torga (2000); Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra (1995).
Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Coordenadora da licenciatura (1.º ciclo) em Serviço Social. Vice-Presidente do Conselho Científico. Editora-chefe da Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social. Investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra. Leciona unidades curriculares na área da intervenção familiar, comunitária e em rede no 1.º e 2.º ciclo em Serviço Social e no 2.º Ciclo em Psicologia Clínica, Terapias Familiares e Sistémicas. Investiga sobre sistemas familiares, redes de suporte social em populações socialmente vulneráveis e Serviço Social.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4898-3942
Ciência Vitae https://www.cienciavitae.pt/pt/9918-6938-E2DE
RESEARCHGATE: https://www.researchgate.net/profile/Sonia_Guadalupe

Vasco Alves Sousa Almeida
Professor Auxiliar - Tempo Integral

Vasco Almeida é docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), onde tem lecionado várias disciplinas nas áreas da Economia e da Política Social. Assumiu as funções de coordenação científica do curso de Gestão entre 2010 e 2020 e, desde 2018, é editor da Revista Interações, periódico científico do ISMT.
Obteve o doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação pela Faculdade de Economia da Universidade Coimbra, em 2010, tendo aí anteriormente efectuado o mestrado em Economia Europeia (1996) e a licenciatura em Economia (1979).
É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo de Estudos Ciência, Economia e Sociedade. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre as questões do Estado e das despesas públicas, institucionalismo económico, governação e terceiro sector, tendo vários artigos publicados nas referidas áreas. É autor do livro "As Instituições Particulares de Solidariedade Social. Governação e Terceiro Sector", Coimbra, Almedina (2011).

Mestres

Bruno Manuel Dionísio Cordeiro
Assistente - Tempo Integral

Bruno Manuel Dionísio Cordeiro nasceu no Ladoeiro (Idanha-a-Nova), mas vive e trabalha em Coimbra. Concluiu a licenciatura em Serviço Social (ramo de Justiça e Reinserção Social) e o mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Atualmente está a frequentar o Doutoramento em Gestão de Empresas (ramo de Gestão de Empresas e Pessoas) na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É Professor Assistente no ISMT, nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão. Integra o People Management Consortium, uma parceria entre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a King's Business School do King's College London e empresas portuguesas. Colabora ainda com os centros de investigação CEBER e CEISUC.

Interesses de pesquisa
Práticas de gestão de recursos humanos; Gestão da formação; Desenvolvimento de carreiras; Comprometimento organizacional; Gestão administrativa de recursos humanos; Gestão Internacional de Recursos Humanos; Competências transversais; Empregabilidade e integração profissional.

Maria Assunção Serôdio Evaristo Pinto
Assistente - Tempo Integral

Licenciados

Fernando Luís de Almeida Torres Marinho
Assistente - Tempo Integral

Luís Marinho é licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra (1974) e Graduado em Direito Europeu, pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1983). É professor, no ISMT desde 1974, leciona UC´s de Direito e Ciência Política e é especialista em Direito e Assuntos Comunitários, tendo escrito entre outros o livro «A Europa na Hora da Verdade». Foi vice-presidente, presidente e é membro da Comissão de Gestão do ISMT. Foi investigador do Instituto de Direito Comparado da Faculdade de Direito (1974-1976) da Universidade de Coimbra e Professor Convidado da sua Faculdade de Farmácia (1985-1988) onde lecionou Direito da Saúde.

Foi membro do Comité Económico e Social da EFTA-European Free Trade Association (1978) e presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Coimbra (1984). Foi deputado à Assembleia da República (1.ª eleição em 1976) e ao Parlamento Europeu (desde a 1ª eleição em 1987 a 2004), pelo Partido Socialista (PS), presidiu à sua Comissão das Liberdades Públicas e Assuntos Internos. Foi vice-presidente do Parlamento Europeu e representou esta instituição nos trabalhos da Convenção para o Futuro da Europa, a qual elaborou o projeto da Constituição Europeia, aprovado em Junho de 2004, pelos chefes de Estado e do Governo, que veio a dar origem ao atual Tratado de Lisboa.  

Entre outras funções, foi membro do Conselho Executivo da Universidade de Trier, na Alemanha, membro do Conselho de Administração do Instituto da Democracia, em Estrasburgo e presidente da Eurofacts - Instituto de Estudos Europeus. Foi agraciado pelo Presidente da República da Áustria com a «Grande medalha de Prata com estrela, por serviços prestados à Republica da Áustria».  

No seu percurso político-partidário, foi dirigente nacional do PS, durante 25 anos, e membro do seu Secretariado Nacional, bem como presidente da Federação de Coimbra, além de líder parlamentar socialista no Parlamento Europeu. Foi, igualmente, co-fundador e vice-presidente do Partido Socialista Europeu. A nível autárquico, foi e é presidente da AM de Coimbra (nas eleições de 2013 e 2017). Foi também reconduzido na presidência da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, até 2021.

Frederico Franco Madeira da Fonseca
Assistente Convidado - Tempo Integral

Assistente no Instituto Superior Miguel Torga e coordenador executivo do 1º ciclo em Multimédia. Licenciado em Multimédia, lecciona na área desde 2007, com particular destaque para unidades curriculares e seminários focados na dimensão da tecnologia ao serviço da comunicação. Doutorando em Ciências da Comunicação, desenvolve investigação científica na área da literacia digital, discursos mediáticos, infoexclusão, envelhecimento ativo e jogos sérios.

Henrique José Lopes Fernandes
Assistente - Tempo Parcial
Henrique Nunes Vicente de Amaral Dias
Assistente - Tempo Integral

Formação Académica

  1. Licenciado em Economia pela UC (Avaliação 16/20).
  2. Pós-graduado em
    • Análise Financeira – PBS – FEP (Avaliação 17/20).
    • Contabilidade e Fiscalidade Empresarial – ISCAC (Avaliação 18/20).
    • Gestão e Administração Hospitalar – UP (Avaliação 17/20).
    • Pós-graduação em Economia – Economia Aplicada – UC (Avaliação Muito Bom).
  3. Cursos especializados
    • Valuation Program – Leonard N. Stern School of Business, New York University.
    • Negotiation and Competitive Decision Making – Harvard Business School.
    • Finance for Senior Executives – Harvard Business School.
    • Leadership in Healthcare – Nova School of Business & Economics.
  4. Doutorando no ISCSP em Administração Pública, com especialização na área da saúde.

Actividade Académica

  1. Professor Especialista no Instituto Superior Miguel Torga, tendo lecionado Teoria de Jogos, Micro e Macroeconomia, Análise Financeira, Gestão das Operações, entre outras.
  2. Assistente-estagiário na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo lecionado, Economia Internacional e Crescimento e Desenvolvimento Económico.
  3. Assistente-convidado na Universidade Portucalense, tendo lecionado Economia da Saúde.

Doutorados

Carla Alexandra Gabriel Ferreira
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral
Catarina Joana Vieira Gomes
Professor Associado Convidado - Tempo Parcial

Professora Associada do Instituto Superior Miguel Torga e da Universidade Lusófona de Lisboa. Formada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde concluiu também o mestrado na área dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Doutorada em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos ISCTE-IUL, nas áreas da auto liderança, bem-estar e inovação individual. Atualmente interessa-se pela aplicabilidade da teoria da auto liderança em contextos de mudança, com amplitude internacional, bem como pela aplicabilidade das teorias de complexidade às organizações, em particular no estudo da teoria da liderança complexa. Tem publicado a nível nacional e internacional sobre estes temas. 

Inês Sofia da Silva Pimentel
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Parcial

Professora Auxiliar Convidada (tempo parcial) do Instituto Superior Miguel Torga e da Universidade Lusófona do Porto. Formada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde concluiu também o doutoramento, em 2013, na área da Psicologia Clínica, orientada pela professora doutora Madalena Alarcão, com a tese “Violência entre Parceiros Íntimos: narrativas de vítimas, agressores e profissionais”. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia Forense e Psicologia Comunitária. Psicoterapeuta individual, familiar e de casal e interventora sistémica, atualmente formadora na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar – delegação centro. Interessa-se pela área da violência doméstica e de género; igualdade de oportunidades; intervenção sistémica na área dos maus-tratos e violência, nos contextos de promoção e protecção; desenvolvimento familiar e funcionamento do casal. Experiência enquanto formadora e orientadora de profissionais e equipas de intervenção comunitária nestas mesmas áreas.

João Carlos da Conceição Leal Amado
Professor Associado Convidado - Tempo Parcial
José Manuel de Castro Oliveira
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Parcial

Formação acadêmica
- Doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho
- Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade do Minho
- Licenciatura em Gestão e Marketing pelo Instituto Superior de Gestão e Marketing

Atividade acadêmica
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior de Ciências Empresariais)
- Professor adjunto (bilingue) nas UC’s de:

  • Estratégia Empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • Strategic Management

Instituto Superior de Administração e Gestão
- Coordenador da licenciatura em Gestão de Empresas
- Professor adjunto (bilingue) nas UC’s de:

  • Fundamentos de Gestão
  • Gestão Comercial
  • Complementos de Marketing
  • Empreendedorismo
  • Marketing Internacional e de Serviços
  • Marketing de Serviços e B2B
  • Fundamentals of Management
  • Service Marketing and B2B
  • Commercial Management
  • International Management
  • Entrepreneurship

José Paulo Machado da Costa
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Parcial
Miguel Alves Corticeiro Neves
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Parcial
Miguel Ângelo Duarte Neves Matias
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral
Sílvia Maria Rala dos Santos
Professor Auxiliar Convidado - Tempo Integral

Sílvia Maria Rala dos Santos (Lisboa, 1979) licenciou-se em 2006 em Arquitetura de Design na Faculdade de Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa, onde frequentou o curso de Mestrado em Design e onde se Doutorou em Design em 2013.
A atividade docente tem sido desenvolvida na área científica do Design de Comunicação e vinculada ao ensino de Projeto. Desenvolve investigação nos domínios do Design de Comunicação, nomeadamente: Crítica teórica e prática em Design de Comunicação; aplicação de Metodologias, Modelos, Métodos e Técnicas exploratórias aplicadas no desenvolvimento de projeto.
A atividade como designer tem sido desenvolvida principalmente no âmbito de projetos e grupos de investigação, desde 2006. No decurso da atividade liberal destaca-se o prémio José de Figueiredo 2008 conferido pela Academia Nacional de Belas Artes e o prémio internacional inácio de lecea 2007/2008, conferido pelo Public Art and Urban Design Observatory da Universitat de Barcelona.

Mestres

Aldina Maria da Silva Margato
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Dina Margato
Licenciada em Filosofia e em Jornalismo e mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra. 20 anos de jornalismo, como redatora e editora-adjunta, no JN. Um prémio reportagem. Concilio docência no ISMT, colaboração com Expresso e doutoramento no ISCTE.

Ana Alexandra Gonçalves Grasina
Assistente Convidado - Tempo Parcial
António Fernando Alves de Campos Ricciulli
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Bárbara Serenela Dias Monteiro
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Psicóloga Clínica e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica em 2016 pelo Instituto Superior Miguel Torga e frequenta o Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 2020.

É Assistente Convidada no Instituto Superior Miguel Torga desde 2016 e Membro da Associação Portuguesa para o Mindfulness.

É coautora de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, de artigos em revistas especializadas e de um capítulo de livro. Integrou a comissão organizadora de eventos científicos. Coorientou duas dissertações de mestrado e recebeu um prémio de Melhor Póster.

Atualmente é Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ciência ID: 2511-945E-06B2

Carla Isabel da Silva Bento
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Carlos Manuel Teixeira Antunes Lagoa
Assistente Convidado - Tempo Integral
Cristina Vanessa Coimbra Nunes
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Daisi Renata Morgado Pereira de Deus Araújo
Assistente Convidado - Tempo Integral
Joana Sofia Varela de Carvalho
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Joana Carvalho é licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra (2001) e Mestre em Aconselhamento Dinâmico (2009) pelo ISMT. Frequenta o Curso de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Família da Universidade de Lisboa e Coimbra, focando a sua investigação na influência das tecnologias de informação e comunicação nas famílias portuguesas.

É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Psicologia Forense, Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, desde 2016 segundo a OPP.

Tem formação complementar na área da Terapia Familiar e Intervenção Sistémica (SPTF), Psicodrama (SPP) e Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe (OPP).

É Assistente Convidada no ISMT onde leciona as unidades curriculares de Consulta Psicológica, Psicodrama, Psicologia Social, Abordagens Contemporâneas de Terapia Familiar e de Contextos de Intervenção Sistémica.

Colabora com Gabinete de Intervenção Sistémica (GIS) do ISMT e integra o Grupo de Avaliação e Investigação sobre a Família (GAIF) da Universidade de Coimbra.

João Daniel Correia Rodrigues Ramos
Assistente Convidado - Tempo Parcial
João Rafael Matias Marques Batista
Assistente Convidado - Tempo Parcial

João Rafael Matias Marques Batista, atualmente a frequentar o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, sou mestre pela Universidade de Aveiro em Comunicação Multimédia e Licenciado pelo Instituto Superior Miguel Torga, conquistei ao longo dos anos elevadas competências teóricas e práticas na área das Ciências da Comunicação, aliadas a uma vasta experiência de trabalho, inicialmente rendida em empresas e sectores como EsecTv (2012) e Coimbra Canal (2015). Mais tarde, criei uma Agência de Comunicação: Creative (2017), focada em elaborar eficientes estratégias de comunicação multimédia, onde permaneço a exercer múltiplos projetos de comunicação multimédia a tempo parcial.

Em simultâneo, exerço o cargo de Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação de Viseu desde o ano letivo 2020/2021 e pelo Instituto Superior Miguel Torga desde o ano letivo 2018/2019.

Na área científica, tenho vindo a desenvolver estudos focados na Comunicação Multimédia e Jogos Eletrónicos aliados à educação.

José Ricardo Costa Andrade
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Aluno do Doutoramento em Gestão (U. Beira Interior), Mestre em Psicologia (U. Coimbra, 2004), Licenciado em Serviço Social (Inst. Sup. Miguel Torga, 1999).
Áreas de investigação:
Processos de gestão de pessoas associados a sistemas de trabalho de alto desempenho; Processos relacionados com o desenvolvimento da ambidextria organizacional nas PME, através de exploração e prospeção e mecanismos associados; Fatores desencadeantes da ambidextria organizacional nas PME e sua relação com o desempenho organizacional; Ambientes de gestão da qualidade total e sua relação com os processos internos de gestão de pessoas em PME; Organização dos processos de trabalho e gestão de pessoas e seu efeito sobre as disfunções organizacionais-chave.

Liliana Baptista Gonçalves
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Liliana Gonçalves é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e mestre em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Atualmente, é investigadora do DigiMedia – Digital Media & Interaction, na Universidade de Aveiro. Encontra-se a desenvolver a investigação no decurso do Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade de Aveiro/Universidade do Porto). Atualmente é também docente das unidades curriculares de Cibercultura e Laboratório Multimédia II, na Licenciatura em Multimédia do Instituto Superior Miguel Torga. Conta com uma vasta experiência profissional em projetos de comunicação de ciência e comunicação institucional, tendo integrado equipas e coordenado projetos de comunicação ao longo dos últimos nove anos na Universidade de Coimbra, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e na Universidade de Aveiro. As suas áreas de interesse no âmbito da investigação são a Comunicação de Ciência, Comunicação Digital, Cibercultura, Comunicação Multimédia e Plataformas Digitais.

Luís Miguel da Cruz Pato
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Profissional de televisão desde 2003 (RTP1, RTP2). Esteve em projetos de ficção na RTP1, SIC e TVI, pela empresa NBP (hoje – Plural Entretainment) e na TV Saúde. 

Docente do ensino superior universitário e politécnico desde 2003 na ESEC e no ISMT.

Docente no Instituto iHumanus da Escola de Educação Sénior - da ESEC.

Licenciado em Comunicação Social; Mestre em Audiovisuais Multimédia e Interatividade e detentor do título de Especialista (equiparado a doutor na carreira docente do ensino superior politécnico) em Jornalismo e Reportagem.

Responsável por seminários e apresentações na Universidade Lusófona do Porto, Universidade Coimbra, IP – Leiria e na ESEC.

Autor e co-autor de artigos científicos, capítulos de livros e diversas comunicações na área das ciências da comunicação com particular enfoque nos estudos televisivos em congressos internacionais e nacionais com e sem peritagem.

Autor de um livro acerca de técnicas de produção de televisão pela Grácio Editora.

Marco Ribeiro Henriques Cardoso
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Jurista e investigador na área dos direitos humanos, direito social e política criminal numa perspetiva multidisciplinar e de género, versando o seu doutoramento, atualmente em preparação na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, sobre direito público particularmente a (des) regulação do trabalho em contexto prisional.

É licenciado em direito e mestre em direito processual. Possui formação pós-graduada em direitos humanos, direito do trabalho, economia social e direito penal económico e europeu.

Entre 2015 e 2017 integrou diversos projetos de investigação/pesquisa nacionais e internacionais já concluídos, integra 2 projetos atualmente em execução enquanto responsável de operação, foi bolseiro de investigação de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2017 e 2020. É ainda autor e coautor em diversas publicações científicas como artigos e capítulos de livro, tendo já trabalhos publicados em cerca de 10 países.

É investigador colaborador do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) e investigador não doutorado integrado do Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS).

Atua civicamente e de modo totalmente probono enquanto membro fundador, relator e atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Observatório os Direitos Humanos (ODH) e Coordenador e Diretor Técnico da Delegação de Coimbra do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA). Entre 2015 e 2017 coordenou do Grupo de Juristas da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional.

Participa em diversos encontros científicos enquanto orador, participante e organizador.

É coautor do podcast “Criminis”.

Áreas de interesse: Direitos humanos, direito do trabalho, sociologia da justiça e do trabalho, estudos qualitativos e multidisciplinares.

Trabalhos (mais recentes):
- Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos (CEDH) www.cedh.pt
- Simpósio Internacional sobre Género e Cultura Prisional (SIGeP) www.sigep.pt
- Discriminação positiva e discriminação negativa de pessoas com sexualidade não-normativa no contexto laboral https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.96-111

- Trabalho prisional como ferramenta para reinserção social: estudo qualitativo exploratório com mulheres no sistema de justiça português https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.230-246

Comunicação Social (mais recentes):
“Fumaça” https://fumaca.pt/marco-ribeiro-henriques-ha-pessoas-presas-que-trabalham-sete-a-oito-horas-por-dia-e-recebem-60e-por-mes/

“O Público” https://www.publico.pt/2017/08/31/sociedade/noticia/se-nao-houvesse-visita-intima-havia-muita-porrada-1783851.

“As Beiras” http://www.asbeiras.pt/2017/03/opiniao-o-acordo-da-vergonha/

CV completo:
https://www.cienciavitae.pt/en/2115-D900-241B

Contacto: marcohenriques@ismt.pt

Maria Teresa dos Santos Joaquim
Assistente Convidado - Tempo Integral
Mariana Filipa Raínho Couceiro
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Mariana Filipa Raínho Couceiro é Mestre em Psicologia Clínica, na área de especialização das Terapias Familiares e Sistémicas, pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Integra o corpo docente do ISMT, no cargo de Assistente Convidada, onde leciona as unidades curriculares de Contextos de Intervenção Psicológica, Ética e Deontologia, Psicologia da Família e Psicologia Forense. Colabora com o Departamento de Investigação & Desenvolvimento do ISMT. Colabora com a Rede Social de Coimbra em projetos no âmbito da sua formação académica. É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Atua na área da Psicologia Clínica (nas vertentes de formação, avaliação/intervenção e investigação) com ênfase nas Terapias Familiares e Sistémicas, particularmente no Gabinete de Intervenção Sistémica (GIS) do ISMT.

Naír Carolino Albano
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Psicóloga Clínica e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Mestre em Psicologia Clínica, na área de Terapias Cognitivo-comportamentais, pelo Instituto Superior Miguel Torga, em 2015. Assistente convidada no Instituto Superior Miguel Torga, desde 2016. Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar São Francisco de Pombal, desde 2017. Membro da Associação Portuguesa para o Mindfulness, desde 2018.
É co-autora de trabalhos apresentados em revistas especializadas e em congressos internacionais e nacionais e de um capítulo de livro. Pertenceu à comissão organizadora de eventos científicos. Co-orientou duas dissertações de mestrado. Recebeu uma Bolsa de Mérito atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior. Ciência ID - D215-A4B4-B0DF

Renata Salomé Vieira Dias Esteves
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Sandra Helena Moreira Carlos
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Sandra Carlos
Iniciou a sua formação académica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães. A formação inicial foi, posteriormente, complementada com o Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão, na mesma instituição de Ensino Superior, assim como uma Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira, na Escola Superior de Educação de Coimbra, em parceria com a Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra.
Após mais de vinte anos de experiência profissional no ensino de Inglês e de Alemão, em escolas da rede pública e de ensino particular e cooperativo, e participação em cursos de curta duração, abraça agora a experiência de ensino de Inglês no Ensino Superior.

Sofia Margarida Pratas Ligeiro
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Diplomada em Estudos Avançados, vinculada à área de conhecimento de Direito Financeiro e Tributário no Departamento de direito Administrativo, Financeiro e Processual da USAL no qual é doutoranda no programa de Doutoramento em Direitos e Garantias do Contribuinte.

Mestre em Ciências Jurídico Empresariais pela UNL e licenciada em Direito pela FDUC.

Pós graduada em Sistemas Integrados de Gestão pela CBSE, em Direito do Trabalho e em Emprego Público pela FDUC é na Universidade de Coimbra no exercício das suas funções de técnica superior que integra o Gabinete da Promoção da Qualidade.

Docente desde 2006, lecionou durante dez anos na Universidade Católica de Benguela – ISPOCAB, em Angola, em simultâneo com a prestação de assessoria jurídica a organizações em Portugal e Angola.

Presentemente e desde o ano lectivo 2018/2019 leciona no Instituto Superior Miguel Torga a unidade curricular de Ética Deontologia e Direito da Comunicação.

Licenciados

Cátia Filipa da Piedade Biscaia
Assistente Convidado - Tempo Integral

Cátia Biscaia (Leiria, Portugal, 1983) é licenciada em Comunicação Social e pós-graduada em Audiovisual e Multimédia (com especialização em Multimédia) - trabalhando, atualmente, nas áreas da Fotografia e Cinema.
Fotógrafa profissional - premiada nacional e internacionalmente – apresenta, artisticamente, um trabalho de fotografia contemporânea de paisagem e conceptual. Já na vertente comercial, labora, principalmente, nas áreas da Fotografia de Produto e Arquitetura.
Na área do Cinema, trabalha enquanto Realizadora, Produtora e Assistente de Imagem com o realizador Bruno Carnide, desde 2012, tendo os seus filmes sido selecionados para mais de uma centena de festivais e vencido mais de 30 prémios. Além disso, é fundadora e diretora do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas Metragens.
Atualmente, é também docente universitária na área da multimédia na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e no Instituto Superior Miguel Torga.

João Luís Pereira Soeiro de Campos
Assistente Convidado - Tempo Parcial
José Manuel Caneira Iglésias
Assistente Convidado - Tempo Parcial

FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciado em Gestão.
EXPERIÊNCIA ACADÉMICA
É atualmente Assistente Convidado das unidades curriculares de Contabilidade Financeira I e Contabilidade
Financeira II.
Lecionou desde 1997, como Assistente Convidado, várias cadeiras do grau de licenciatura na área de Gestão de
Empresas, nomeadamente Análise Contabilística Integrada, Auditoria Financeira, Avaliação de Empresas e
Fiscalidade.
Responsável, desde 1974, pelo departamento de contabilidade de várias empresas e sócio-gerente de
empresas de consultoria nas áreas de contabilidade e fiscalidade, estando inscrito na Ordem dos Contabilistas
Certificados.

Júlio de Albuquerque Baptista
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Licenciado em Contabilidade e Auditoria, pelo ISCAC , nota 14 valores
Especialista em Contabiliade e Fiscalidade, pelo ISCAC, nota 17 valores

Leciona no ISMT as disciplinas de: Fiscalidade, Auditoria e Gestão Financeira.

Formador nas seguintes instituições:

AT – Autoridade Tributaria e Aduaneira
APEU-FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
OCC – Ordem dos contabilistas Certificados
APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade
Trabalhos técnico - científicos e alguns defendidos e objetos de avaliação:
1. Projecto da criação do Gestor do contribuinte na AT;
2. Estudo sobre a tributação da tranferência internacional de tecnologia
4. Relatório tipo da Inspeçao Tributária- vigorou na DF de Coimbra.
5. Metodologias da Inspeção Tributária,objeto de avaliação por juri no ISCAC -19 valores . 
6. Análise economico-financeira do grupo EDP no quinquénio 2008-2013 e Determinação e Contabilização dos Impostos diferidos. 18 e 17 valores.

Miguel Ângelo Viana dos Santos Marques
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Ricardo Filipe Vieira Pereira de Almeida
Assistente Convidado - Tempo Parcial
Sérgio Ricardo Roldão d'Almeida da Silva Soares
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Sérgio S. Soares, licenciado em Ciências da Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga, é jornalista da agência Lusa desde 1999. Começou a carreira profissional na agência Lusa na delegação regional do Norte, na editoria Desporto, depois de um estágio curricular em Lisboa.
Passou depois para o cargo de coordenador da Delegação Norte em 2011. Em 2013, assume a responsabilidade editorial da região Centro.
É professor de jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, com a responsabilidade pelas unidades curriculares de Teorias da Notícia e de Ética e Deontologia no Jornalismo. Foi docente na Escola Profissional da Sertã e foi fundador de vários jornais locais, com os quais ainda colabora pontualmente.

Tiago Emanuel Soares dos Santos Coelho
Assistente Convidado - Tempo Parcial

Tiago Coelho é natural de Coimbra. Tendo-se licenciado em Contabilidade e Auditoria pela Coimbra Business School do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, iniciou o seu percurso profissional na Levi Strauss Portugal em 2004, na área da Contabilidade, onde chegou depois a Diretor Financeiro.

Viveu na Noruega e depois em Lisboa, onde seguiu a sua evolução profissional na consultora americana Deloitte, tendo acompanhado empresas como a Hewlett Packard, a Sun Microsystems (mais tarde Oracle) e a Bloomberg.

Regressa depois em 2009 a Coimbra para integrar um projecto na área da consultoria fiscal e apoio contabilístico a empresas, tendo atualmente clientes por to o país, com mais intensidade na zona centro, nos distritos de Coimbra e Aveiro e tem ligação a imensos projectos inovadores e diferenciados da cidade de Coimbra, tais como Nest Collective, Redlight Software, Deemaze Software, Grama, Café Académico ou a Academia de Música de Coimbra, acompanhando ainda empresas no Instituto Pedro Nunes.

É Contabilista Certificado e especializou-se na consultoria de procedimentos e organização financeira de empresas e na assessoria de compra e venda de sociedades. É Professor Assistente Convidado do Instituto Superior Miguel Torga, onde leciona unidades curriculares desde 2010. Estudou ainda na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo frequentado o Mestrado em Contabilidade e Finanças. É ainda empresário e tem ligações a vários projectos culturais da cidade de Coimbra.