Gestão Comercial

Objectivos de aprendizagem

Desenvolver capacidades para planear, desenvolver e implementar uma estratégia
comercial e um plano comercial; Organizar e gerir a equipa de vendas: definir
objetivos, estrutura e dimensão; Fazer prospeção de mercado; Gerir atividades de
relação comercial com o cliente, através da identificação de necessidades e de
portfólio de produtos e serviços da empresa; Gerir e acompanhar processos de
pós-venda; Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes
existentes e potenciais.

Conteúdos programáticos

1. O mercado e as vendas;
2. Estratégia comercial e planeamento das vendas
(Enquadramento empresarial e Plano de vendas);
3. Organização de um
departamento comercial;
4. Processos de atendimento e relacionamento com os
clientes;
5. Supervisão, avaliação e controlo das vendas

Bibliografia

Frade, Rui e Vieira, Jorge (2024), Plano Comercial de Vendas, Edições
Sílabo, Lisboa

Justino, Luís (2007), Direção Comercial. Ed. Lidel