Investimento

Multimédia

Licenciatura

Duração: 6 Semestres

Coordenação Científica: Professor Doutor Rui Rodrigues
Contacto Coordenação Científica: ruirodrigues@ismt.pt

Coordenação Executiva: Dr. Frederico Fonseca
Contacto Coordenação Executiva: fffonseca@ismt.pt


Concurso: Institucional
Vagas para 2021/2022: 35

Descrição

São objetivos desta licenciatura capacitar os diplomados com as ferramentas e competências para:

Interpretar e construir com rigor semântico enunciados orais e escritos adequados a diferentes suportes e contextos;

Desenvolver a capacidade de inovar, denotando criatividade, em diferentes situações de comunicação; exercitar a capacidade de crítica e de auto-crítica em situações profissionais;

Identificar noções de Sociedade da Informação, Globalização, Rede;

Conhecer a legislação que regulamenta a Comunicação;

Reconhecer o processo da comunicação e os processos sensoriais inerentes a este; conhecer e aplicar ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação;

Apreender técnicas e modelos em design gráfico e vectorial;

Conhecer e aplicar princípios técnicos específicos de Audiovisuais nas áreas de Produção e Realização;

Dominar princípios e técnicas de programação informática;

Conhecer princípios teóricos e aplicar técnicas de Fotografia;

Conhecer princípios teóricos e aplicar técnicas de Sonoplastia;

Produzir conteúdos Web;

Aplicar instrumentos de comunicação gráfica;

Apreender e aplicar conteúdos sobre cenografia virtual e animação;

Distinguir e aplicar técnicas do argumento/guionismo para Multimédia e Audiovisual;

Possuir conhecimentos sobre análise de sistemas e bases de dados;

Compreender distintas interações sócio-culturais no Ciberespaço.

Site da Licenciatura: https://multimedia.ismt.pt

Plano de Estudo

Unidades Curriculares ECTS
Introdução ao Estudo da Comunicação 4
Modelos de Narrativa Multimédia e Comunicação Visual 4
Fundamentos do Design 5
Introdução à Algoritmia 5
Fotografia Digital 5
Análise da Imagem 4
Opção 1 3
Unidades Curriculares ECTS
Cibercultura 5
Laboratório Multimédia I 5
Tratamento de Imagem Digital 5
Design Gráfico 5
Teoria da Arte 2
Programação I 5
Opção 2 3
Unidades Curriculares ECTS
Programação II 5
Design Vectorial 4
Guionismo para Multimédia 5
Psicologia da Perceção 3
Produção Vídeo 4
Teoria do Som 4
Laboratório Multimédia II 5
Unidades Curriculares ECTS
Design Editorial 4
Desenvolvimento de Jogos Multimédia 4
Realização Audiovisual 4
Produção Áudio 4
Webdesign I 4
Programação III 5
Laboratório Multimédia III 5
Unidades Curriculares ECTS
Animação 3D I 5
Edição Vídeo Digital 6
Direito da Comunicação 2
Indústrias Criativas e Modelos de Negócio 2
Atelier de Som I 5
Webdesign II 6
Laboratório Multimédia IV 4
Unidades Curriculares ECTS
Animação 3D II 6
Atelier de Som II 6
Atelier de Vídeo 6
Projeto Multimédia 12

Plano de Estudo

Unidades Curriculares Optativas 1 ECTS
História do Design Contemporâneo 3
História das Artes Visuais 3
Fotografia e Vídeo Documental 3
Inglês I 3

Plano de Estudo

Unidades Curriculares Optativas 2 ECTS
Escrita Criativa 3
Infografia 3
Televisão Interativa 3
Inglês II 3

Oportunidades de Emprego

No final do 1º ciclo de estudos da licenciatura em Multimédia, os estudantes ficam habilitados para o exercício das diversas novas profissões que garantem a articulação harmoniosa entre os domínios da Comunicação, da Informática e do Design. Estas profissões, em verdadeiro e imparável crescimento, são das mais importantes e essenciais no contexto da atual Sociedade do Conhecimento e da Informação.

 

Web designer;

Direção de projetos na área dos sistemas de informação, especificamente na produção e edição multimedia (internet, suportes digitais, publicações online, …);

Direção gráfica e de produção de imagem;

Centros de Informática e de Meios Audiovisuais;

Departamentos de edição de imagem e som em empresas produtoras de audiovisuais;

Departamentos de criação gráfica para écran (incluindo TV e vídeo);

Departamentos criativos em empresas de publicidade;

Centros de Informática e de Meios Audiovisuais;

E-learning;

Ensino no domínio das TIC;

Profissionais liberais na área da comunicação multimédia.

Condições de acesso

Nota de Candidatura:

Classificação final do Ensino Secundário – 50%;

Classificação da Prova de Ingresso – 50%.

Elenco das provas de ingresso (exames nacionais):

10 Geometria Descritiva

16 Matemática

18 Português

Deste elenco, basta uma prova.

Financiamento

O Santander Universidades é o nosso parceiro nesta área e podes obter mais informações sobre produtos de financiamento para Universitários aqui:

www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/Universitarios.html

Crédito #U – Crédito Formação

www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/A-Sua-Medida/Formacao?type=formacao-creditos

Acreditações

Despacho n.º 9034/2020 [pdf]

Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (decisão CA da A3ES – pdf)

Registo DGES – R/A-Ef 987/2011

Contactos

Informações

808 20 80 30
(+351) 239 488 039/041
candidaturas@ismt.pt