Docente do ISMT vai lançar o seu primeiro romance 'Os Segredos de Juvenal Papisco' a 26 de Fevereiro às 17h00 no Convento de S. Francisco em Coimbra
De acordo com a nota publicada pela Porto Editora, a lotação para o evento de apresentação de Bruno Paixão está esgotada.Por esse motivo foi agendada uma segunda apresentação, no dia 24 de março, na Fnac de Coimbra, pelas 21:15, onde se realizará uma sessão mais intimista para todos aqueles que não puderam assistir ao primeiro evento.
Orão é um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.
Quando o jornal clandestino A Trama acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todos as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.
Os segredos de Juvenal Papisco é um romance de estreia memorável, que com uma fina ironia e um apurado sentido caricatural se apresenta como uma metáfora social, expondo a traição, a urdidura política, as fraquezas da justiça, o espaço conjugal como campo de sonhos e de utopias e as mezinhas respondendo ao que a medicina não pode.
Bruno Paixão nasceu em Coimbra, em novembro de 1975. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é professor do Ensino Superior no Instituto Superior Miguel Torga e investigador. Foi jornalista, é cronista regular na imprensa e autor dos livros de crónicas Prime Time is my Time (2017), e Fake Time is not my Time (2021), para além de outros de âmbito académico.
Foi jornalista de imprensa, membro da direção da Associação Portuguesa Para o Estudo da Propriedade Intelectual e fundador da publicação universitária de defesa dos Direitos Humanos Enviado Especial. Presidiu à Comissão Executiva do Congresso “Pensar Portugal”.
Os segredos de Juvenal Papisco, obra vencedora do Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2019, é o seu romance de estreia.
ISBN: 978-972-0-03610-0
Edição/reimpressão: 02-2023
Editor: Porto Editora
Código: 03610
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Literatura > Romance
(Textos Porto Editora e Imagens Facebook Bruno Paixão)