Observatório Internacional das Condições de Trabalho de Assistentes Sociais

Observatório Internacional das Condições de Trabalho de Assistentes Sociais

O Observatório Internacional das Condições de Trabalho de assistentes sociais é uma iniciativa promovida por docentes de Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).

É uma estrutura independente, dedicada à investigação científica e à disseminação de conhecimento, criada em 2024, com a capacidade de estabelecer parcerias com profissionais dos domínios das Ciências Sociais, Saúde e Humanidades e entidades nacionais ou estrangeiras.

O Observatório tem como propósito matricial contribuir para o conhecimento da realidade profissional dos/as Assistentes Sociais.

 

Finalidade

Aprofundar o conhecimento sobre a realidade laboral de assistentes sociais.

 

Missão

Contribuir para o fortalecimento da classe dos/as profissionais de Serviço Social, potenciando e desenvolvendo conhecimento sobre as suas condições de trabalho.

 

Visão

Constituir-se como referência global na produção e disseminação de conhecimento, acompanhando a implementação e evolução de políticas públicas, apoiando a monitorização e investigação contínua sobre a realidade profissional dos/as assistentes sociais.

 

Objetivos Gerais

  1. Analisar o espaço jurisdicional de intervenção dos/as assistentes sociais e as respetivas condições socio laborais;
  2. Desenvolver e realizar estudos sobre as condições de trabalho dos/as assistentes sociais em diferentes contextos globais;
  3. Promover o conhecimento (científico) e a sua difusão através de iniciativas de reflexão, de debate e de publicação.

 

As atividades do Observatório são conduzidas por investigadores/as do ISMT, podendo também envolver outros/as investigadores/as, desde que obtenham a aprovação maioritária dos membros do observatório.