Helpdesk
Preciso de ajuda
O Helpdesk do ISMT presta apoio a estudantes, docentes e funcionários no acesso e utilização dos seguintes serviços digitais:
- Email institucional (Webmail) Moodle
- Rede sem fios Secure-ISMT
- Suporte informático geral (equipamentos, salas, software, conectividade)
Primeiro acesso
Estudantes (email, Moodle e Wi-Fi)
Quando efetua a sua matrícula/inscrição no ISMT, recebe no seu email habitual uma mensagem com as credenciais iniciais de acesso:
- Ao email institucional (Webmail)
- Ao Moodle (https://moodle.ismt.pt)
- À rede sem fios Secure-ISMT
Para estudantes:
- Nome de utilizador (username): o seu número de aluno no ISMT
- Palavra-passe: a palavra-passe provisória enviada no email inicial
IMPORTANTE: O acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT só fica ativo após alterar a palavra- passe inicial através do Webmail (procedimento abaixo).
Docentes e funcionários
Os docentes e funcionários recebem a sua conta de email institucional e a palavra-passe inicial através dos serviços administrativos/Serviços de Informática do ISMT.
Para docentes/funcionários:
- Email: nomeapelido@ismt.pt
- Username para Wi-Fi: a parte antes de “@ismt.pt” do email institucional
- Exemplo: para docente@ismt.pt, o username é docente
- Palavra-passe: a mesma palavra-passe usada no email institucional
Caso ainda não tenha recebido as credenciais ou não consiga aceder aos serviços, deverá contactar:
- Suporte informático geral: helpdesk@ismt.pt
Para questões relacionadas com o Moodle na qualidade de docente (acesso às unidades curriculares, criação/visibilidade de disciplinas, inscrições de estudantes), deverá contactar:
- Apoio Moodle: helpdesk-moodle@ismt.pt
Reposição palavra-chave para Moodle, e-mail e Wifi
Se não se recorda da sua palavra-passe ou não consegue aceder ao Moodle, Webmail ou à rede Secure-ISMT, deve enviar um email para:
com os seguintes dados:
- Assunto: Pedido de reposição da senha de acesso Moodle
- Nome completo
- N.º de aluno no ISMT
- Curso em que está inscrito
O Helpdesk procederá à reposição da palavra-passe e enviará novas credenciais de acesso.
Reposição palavra-chave para E-SCA
Para reposição da palavra-passe de acesso ao E-SCA – E-Serviços para o Cidadão Estudante ou resolução de problemas de acesso, deve enviar um email para:
com os seguintes dados:
- Assunto: Pedido de reposição da senha de acesso E-SCA
- Nome completo
- N.º de aluno no ISMT
- Curso em que está inscrito
Como aceder ao Wifi no ISMT
Acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT – Estudantes
Para acesso ao serviço de rede sem fios do ISMT (Secure-ISMT), deverá autenticar-se usando:
- Username: o seu número de aluno
- Palavra-passe: a mesma palavra-passe que dá acesso ao Moodle
NB: Para ativar o acesso ao Wi-Fi do ISMT deve primeiro alterar a palavra-passe que lhe foi enviada inicialmente.
Guias de configuração de Wi-Fi
Para configurar a rede Secure-ISMT no seu computador portátil, smartphone ou tablet, siga as instruções apresentadas no dispositivo ao ligar-se à rede ou solicite apoio ao Gabinete de Informática.
Se necessitar de ajuda adicional, poderá:
- Dirigir-se ao Gabinete de Informática do ISMT, durante o horário normal de funcionamento; ou
- Contactar helpdesk-moodle@ismt.pt.
Acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT – Docentes / Funcionários
Para acesso ao serviço de rede sem fios do ISMT (Secure-ISMT), deverá autenticar-se usando:
- Username: o username do seu endereço de email institucional
- (ex.: para docente@ismt.pt, o username é docente)
- Palavra-passe: a mesma palavra-passe de acesso ao email institucional
Em caso de dúvidas ou problemas de ligação persistentes, deverá contactar:
Acesso ao Webmail
- Entrar no endereço: https://webmail.ismt.pt
- Autenticar-se com:
- Nome de utilizador:
- Estudantes: número de aluno
- Docentes/funcionários: username do email institucional
- Palavra-passe: palavra-passe inicial (primeiro acesso) ou palavra-passe atual
Acesso ao Moodle
- Entrar no endereço: https://moodle.ismt.pt
- Autenticar-se com:
- Nome de utilizador:
- Estudantes: número de aluno
- Docentes/funcionários: username do email institucional
- Palavra-passe:a mesma usada no Webmail / Wi-Fi.
As unidades curriculares (módulos) associadas à sua inscrição só irão aparecer na página inicial do Moodle depois de se autoinscrever em cada uma delas. Para isso, deve primeiro procurar a unidade curricular no Moodle (por exemplo, em “Todos os cursos” ou usando a barra de pesquisa), abrir a página da disciplina e, em seguida, autoinscrever-se utilizando a chave de inscrição fornecida pelo docente. Após completar este passo, a unidade curricular passará a aparecer no seu painel inicial do Moodle.
Alteração da palavra-passe (Webmail / Wi-Fi / Moodle)
Para alterar a sua palavra-passe (estudantes e funcionários):
- Aceder a https://webmail.ismt.pt com o seu nome de utilizador e palavra-passe atual.
- Aceder a “Definições” e de seguida à opção “Palavra-passe”.
- Preencher os campos da seguinte forma:
- Palavra-passe atual: a palavra-passe que está a utilizar
- Nova palavra-passe: a nova palavra-passe que pretende definir
- Confirmar palavra-passe: repetir a nova palavra-passe
A palavra-passe tem de conter cada um dos elementos seguintes:
- uma letra minúscula (a–z)
- uma letra maiúscula (A–Z)
- um número (0–9)
- um carácter especial (!#%&@{[]}+*.|) e ter, no mínimo, 10 caracteres.
A nova palavra-passe será utilizada para:
- Email institucional (Webmail)
- Moodle
- Rede Wi-Fi Secure-ISMT
Caso não tenha recebido as credenciais iniciais
Se foi admitido/inscrito no ISMT e não recebeu o email com as credenciais iniciais:
- Tenha em atenção que a geração das credenciais iniciais pode demorar alguns dias após a confirmação da sua inscrição.
- Se uma semana após a inscrição ainda não tiver recebido as credenciais, siga os passos abaixo.
- Verifique a pasta de spam / correio não solicitado.
- Aceda ao E-SCA e confirme se o endereço de email associado ao seu registo de estudante está correto e atualizado.
- Se mesmo assim não encontrar a mensagem, envie um email para helpdesk-moodle@ismt.pt com:
- Nome completo
- Número de estudante
- Curso em que está inscrito
- Indicação de que não recebeu o email com as credenciais iniciais
- (Opcional) Confirmação de que verificou o seu endereço de email no E-SCA e que está correto.
Contactos e horário de atendimento
Para apoio relativo aos serviços digitais do ISMT, poderá utilizar:
- helpdesk-moodle@ismt.pt
- Problemas de acesso ao Moodle (estudantes e docentes)
- Reposição de palavra-passe de email e Wi-Fi (estudantes)
- apoiodesca@ismt.pt
- Reposição de palavra-passe e problemas de acesso ao E-SCA
- helpdesk@ismt.pt
- Suporte informático geral (equipamentos, salas, software, hardware, cobertura Wi- Fi, problemas com Zoom, etc.)
O atendimento presencial é efetuado no Gabinete de Informática do ISMT, durante o horário normal de funcionamento divulgado pelo Instituto.
Horário de atendimento:
– Dias úteis, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.