Child and Adolescent Psychopathology (251025)

Learning Outcomes

This CU aims for the acquisition of conceptual and theoretical models that allow a characterization and understanding of the psychopathologic phenomenon in the childhood and in the adolescence. More specifically, it is intended that the student develops the following skills: 
1.    Knowledge of concepts and theoretical models of the infantile and juvenile psychopathology;
2.    Comprehension of the development aspects associated to the child's and adolescent’s psychopathology;
3.    Reflects about risk, protection and resilience factors in the development of disorders. 
4.    Applies the presupposed fundamental ethical principles inherent to the evaluation in childhood and adolescence.
5.    Discriminates and understands different psychopathological pictures.
6.    Conceptualization of a clinical case, integrating the comprehension dimensions evaluation and general lines of intervention.
7.    Understands the interdependence between investigation and clinical practice for progress in the therapeutic area.

Study Program

1.    Enquadramento conceptual: abordagem desenvolvimental da avaliação e compreensão clínica da psicopatologia da criança e do adolescente 
1.1.    Aspetos desenvolvimentais
1.2.    Perspetiva organizacional do desenvolvimento 
1.3.    Epidemiologia desenvolvimental
1.4.    O conceito de vulnerabilidade: fatores de risco, de proteção e de resiliência
1.5.    Etiologia das perturbações na infância e adolescência
2.    Avaliação e diagnóstico 
2.1.    Caracterização do processo de avaliação
2.2.    Categorias ou dimensões?
2.3.    Internalidade ou transação? 
2.4.    Caracterização dos instrumentos de avaliação
3.    Vinculação e psicopatologia: que relação?
4.    Perturbações do Neurodesenvolvimento 
5.    4.1 Incapacidades Intelectuais
6.    4.2 Perturbação do Espectro do Autismo
6.1.    Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
6.2.    Perturbação da Aprendizagem Específica
6.3.    Perturbações Motoras: Perturbações de Tiques
6.3.1.    Perturbação de Tourette
6.3.2.    Perturbação de Tiques Motores ou vocais Persistente (Crónica)
7.    Perturbações Depressivas 
7.1.    Depressão
8.    Perturbações de Ansiedade 
8.1.    Perturbação de ansiedade de separação
8.2.    Mutismo seletivo
8.3.    Fobia específica
8.4.    Perturbação de pânico
8.5.    Fobia social
9.    6.6. Agorafobia
10.    6.7. Perturbação de Ansiedade Generalizada
11.    Perturbação obsessiva-compulsiva e Perturbações Relacionadas 
12.    Perturbações Relacionadas com Trauma e Fatores de Stress
13.    Perturbações da Alimentação e da Ingestão 
13.1.    Pica
13.2.    Mericismo
13.3.    Perturbação de Ingestão Alimentar Compulsiva
14.    Perturbações de Eliminação
14.1.    Enurese
14.2.    Encoprese
15.    Perturbações Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento 
15.1.    A Perturbação Desafiante de Oposição
15.2.    Perturbação Explosiva do Comportamento
15.3.    Perturbação do comportamento
15.4.    Piromania
15.5.    Cleptomania
16.    Outras Condições que podem ser um foco de Atenção Clínica 
16.1.    Problemas Relacionais
16.2.    Abuso e negligência
16.3.    Abuso Sexual Infantil
16.4.    Negligência Infantil
16.5.    Abuso Psicológico Infantil

Bibliography

MAIN REFERENCES: 

American Psychiatric Association. (2014). DSM 5: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª edição). Climepsi Editores.
Beauchaine, T. P., & Hinshaw, S. P. (Eds.). (2017). Child and adolescent psychopathology. John Wiley & Sons.
Essau, C. A., LeBlanc, S. S., & Ollendick, T. H. (2017). Emotion Regulation and Psychopathology in Children and Adolescents. Oxford University Press..
Monteiro, P. (Coord,) (2014). Psicologia e psiquiatria da infância e da adolescência. LIDEL.
Orvaschel, H., Faust, J., & Hersen, M. (2001). Handbook of conceptualization and treatment of child psychopathology (1st ed.). Pergamon.