Conferência: “Incêndios Florestais: Origens, Fatores Meteorológicos e Estratégias de Mitigação”
No âmbito do III Ciclo de Conferências da Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes, o Instituto Superior Miguel Torga realiza, no próximo dia 28 de abril de 2026, pelas 18h, um evento subordinado ao tema “Incêndios Florestais: Origens, Fatores Meteorológicos e Estratégias de Mitigação”. A sessão decorrerá em formato online e tem como objetivo aprofundar o conhecimento técnico-científico sobre os fenómenos que influenciam a propagação e o impacto dos fogos rurais.
A conferência contará com a intervenção de Leila Carvalho, da University of California (EUA). A oradora é especialista em Ciências Atmosféricas e Alterações Climáticas, desenvolvendo investigação focada na variabilidade climática, fenómenos extremos e os mecanismos físicos que governam os sistemas de monções e os rios atmosféricos. A sua análise abordará a forma como o forçamento antropogénico intensifica os riscos ambientais e os eventos meteorológicos extremos à escala global.
A abertura e a moderação do debate estarão a cargo de Noémia Salgado Cunha, coordenadora científica da Pós-Graduação. O evento incluirá ainda os comentários do docente da Pós-Graduação e Comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha. A participação nesta iniciativa é gratuita, reforçando o compromisso da instituição com a partilha de conhecimento especializado e a sensibilização para a gestão de riscos e segurança pública.