ISMT promove palestra sobre Urbanismo de Emergência e Crise Humanitária com docente da University College London
A Licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), no âmbito da unidade curricular de Catástrofe, Emergência e Missão Humanitária, organiza a palestra intitulada "Urbanismo de Emergência: Cidades de Refúgio e Risco em Contextos de Crise Humanitária". O evento decorrerá no próximo dia 16 de dezembro de 2025, às 15h00, em formato híbrido: presencialmente na sala RALINF3 (Edifício da Rua Augusta) e via online https://zoom.us/j/99855440662?pwd=VdY4KodvFefSpH4YKozdg6IQhZVabQ.1
A sessão contará com a intervenção de Estella Carpi, docente e investigadora na área dos Estudos Humanitários no Institute of Risk and Disaster Reduction da University College London (UCL), e Senior Visiting Fellow na Lebanese American University. A oradora, antropóloga social com vasta experiência em ambientes interdisciplinares, tem focado a sua investigação nas respostas sociais à assistência humanitária em zonas de conflito, nomeadamente no Levante e na Turquia. O seu trabalho académico aborda temas centrais como as políticas de identidade em contextos de crise, a antropologia do Estado e a interseção entre assistência social e ajuda de emergência.
A organização está a cargo da docente Noémia Cunha. A iniciativa é de participação gratuita e visa aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de refúgio e risco nas cidades contemporâneas, contando com a perspetiva de uma especialista que é também membro da Global Young Academy e autora de obras de referência como Politics of Crisis-Making (2023).