Investimento
A abordagem enativa na aprendizagem: uma introdução à cognição incorporada no contexto educativo
Cursos Breves
Existe, porém, uma alternativa: uma abordagem não representacional da cognição, que reconhece o papel fundamental dos corpos, da experiência vivida e da relação dinâmica com o ambiente. Trata-se da cognição incorporada ou enativa, apoiada no conceito de enação, desenvolvido por Francisco Varela — biólogo, filósofo e neurocientista.
Este curso propõe uma introdução aos fundamentos da abordagem enativa da cognição e convida à reflexão sobre como esta perspectiva pode inspirar práticas pedagógicas mais inovadoras, situadas e próximas da experiência concreta de aprender e conhecer.
Objetivo Geral
Introduzir a abordagem enativa da cognição e explorar as suas implicações para as práticas educativas.
Objetivos Específicos:
• Situar a abordagem enativa da cognição no contexto das ciências cognitivas, da educação e da psicologia.
• Comparar abordagens representacionais e não-representacionais da cognição, identificando as suas implicações para a prática pedagógica.
• Apresentar os conceitos fundamentais da abordagem enativa: autonomia,
circularidade sensório-motora, enação.
• Discutir práticas educativas inspiradas pela enação, com base em desenvolvimentos recentes no campo dos estudos enativos e exemplos concretos (como o ensino da matemática e a educação de adultos).
Formadora
Letícia Renault, doutora em psicologia
Destinatários
Docentes e profissionais da educação interessados/as em práticas pedagógicas inovadoras e centradas na experiência; psicólogos/as da educação e outros profissionais envolvidos em contextos de aprendizagem e desenvolvimento; estudantes e investigadores/as das áreas da pedagogia, psicologia, ciências da educação, ciências cognitivas ou filosofia da educação.
Nº mínimo de participantes: 12
Conteúdos Programáticos
- Introdução à temática e ao campo da enação
- Conceitos fundamentais da abordagem enativa
- A aprendizagem sob uma perspectiva enativa
- Desenvolvimentos recentes: o sentido como co-criação
- Práticas pedagógicas inspiradas pela enação
Duração
10 horas
Modalidade
Online
Datas de realização
17, 19, 24 e 26 de março de 2026
3ª feiras e 5ª feiras, de 18h às 20h
Formalização da Inscrição: Poderá formalizar a sua inscrição através do formulário disponível aqui: https://forms.gle/qcfHrRfA95E7fjPU9
Preço: 90.00€
Contactos
telefone: 239 488 032 (direto) - chamada para rede fixa nacional
telemóvel: 960 206 063 (direto) - chamada para rede móvel nacional
Horário de funcionamento:
das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00
E-mail:
Morada:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola de Coimbra
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra