A abordagem enativa na aprendizagem: uma introdução à cognição incorporada no contexto educativo

Cursos Breves
A cognição é, na sua concepção dominante, entendida como um acto de representação do mundo. Nesta perspectiva, conhecer equivale a um processo computacional — uma manipulação simbólica de informação. Esta concepção influencia profundamente o contexto educativo e está na base de muitas práticas pedagógicas que, no entanto, se revelam frequentemente isuficientes para dar resposta aos desafios quotidianos do ensino e da aprendizagem.
Existe, porém, uma alternativa: uma abordagem não representacional da cognição, que reconhece o papel fundamental dos corpos, da experiência vivida e da relação dinâmica com o ambiente. Trata-se da cognição incorporada ou enativa, apoiada no conceito de enação, desenvolvido por Francisco Varela — biólogo, filósofo e neurocientista.
Este curso propõe uma introdução aos fundamentos da abordagem enativa da cognição e convida à reflexão sobre como esta perspectiva pode inspirar práticas pedagógicas mais inovadoras, situadas e próximas da experiência concreta de aprender e conhecer.


Objetivo Geral
Introduzir a abordagem enativa da cognição e explorar as suas implicações para as práticas educativas.

Objetivos Específicos: 
• Situar a abordagem enativa da cognição no contexto das ciências cognitivas, da educação e da psicologia.
• Comparar abordagens representacionais e não-representacionais da cognição, identificando as suas implicações para a prática pedagógica. 
• Apresentar os conceitos fundamentais da abordagem enativa: autonomia,
circularidade sensório-motora, enação.
• Discutir práticas educativas inspiradas pela enação, com base em desenvolvimentos recentes no campo dos estudos enativos e exemplos concretos (como o ensino da matemática e a educação de adultos).

Formadora
Letícia Renault, doutora em psicologia

Destinatários
Docentes e profissionais da educação interessados/as em práticas pedagógicas inovadoras e centradas na experiência; psicólogos/as da educação e outros profissionais envolvidos em contextos de aprendizagem e desenvolvimento; estudantes e investigadores/as das áreas da pedagogia, psicologia, ciências da educação, ciências cognitivas ou filosofia da educação.


Nº mínimo de participantes: 12

Conteúdos Programáticos
 - Introdução à temática e ao campo da enação
 - Conceitos fundamentais da abordagem enativa
 - A aprendizagem sob uma perspectiva enativa
 - Desenvolvimentos recentes: o sentido como co-criação
 - Práticas pedagógicas inspiradas pela enação


Duração
10 horas

Modalidade
Online

Datas de realização
17, 19, 24 e 26 de março de 2026
3ª feiras e 5ª feiras, de 18h às 20h

Formalização da Inscrição: Poderá formalizar a sua inscrição através do formulário disponível aqui: https://forms.gle/qcfHrRfA95E7fjPU9

Preço: 90.00€

Contactos

telefone: 239 488 032  (direto) - chamada para rede fixa nacional

telemóvel: 960 206 063  (direto) - chamada para rede móvel nacional

Horário de funcionamento:

das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00

E-mail:

escoladecoimbra@ismt.pt

Morada:

Instituto Superior Miguel Torga
Escola de Coimbra
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra