Criação de Negócios Sociais: do Business Model ao Business Plan

Outros Cursos
Apresentação

O Terceiro Setor tem vindo assumir um papel cada vez mais importante na sociedade portuguesa, substituindo-se ao Estado na anulação de “falhas de mercado”, mas também na economia, ao afirmar-se como um setor que, para lá do valor social que gera, cria um efeito económico multiplicador nas comunidades em que desenvolve a sua ação!

Objetivos Gerais
No final da formação os formandos deverão ser capazes de estruturar uma resposta social a partir de um conjunto sistematizado de ideias e construir um social business plan viável que o suporte

Objetivos Específicos
Saber identificar e caracterizar um problema social importante e negligenciado
Conceber uma proposta de valor e listar todas as ações necessárias à sua consecução Construir um social business plan robusto e sustentável
Angariar parcerias e financiadores
Medir os resultados e o impacto social do projeto
Comunicar eficazmente o projeto a potenciais financiadoress.
Destinatários

Todos os que pretendem materializar uma proposta de intervenção social sustentável e viável em resposta a um problema social previamente identificado. Profissionais do terceiro setor que pretendam desenvolver competências ao nível da medição e demonstração da sustentabilidade, viabilidade e impacto dos projetos de intervenção que desenvolvem e da angariação de parcerias

Conteúdos Programáticos

1.Caracterizar o problema social a resolver
2. Definir uma proposta de valor
3. Criar uma solução de resposta social detalhada
4. Identificar os recursos-chave e angariar parcerias e apoios
5. Construir um piloto
6. Demonstrar a viabilidade do projeto
7. Medir o impacto do projeto
9. Identificar e avaliar estratégias de crescimento do negócio social
10.Comunicar o projeto a financiadores

Duração total da Formação

12 horas, 3 sessões de 4 horas – quintas e sextas das 18h às 22hs

Metodologia

Metodologia eminentemente ativa e prática, focada na transmissão de conhecimentos teóricos, permanentemente intercalada com a ilustração prática dos conteúdos apresentados
Privilegiam-se os métodos expositivo e demonstrativo, utilizando-se também os métodos interrogativo e ativo
Construção de um social business plan de uma forma estruturada e progressiva em 10 etapas e avaliação da sua viabilidade
Com o objetivo de permitir extrair o máximo proveito da formação e também servir para utilização futura, é distribuída a seguinte documentação:

  • manual teórico com os conteúdos ministrados no curso;
  • kit de ferramentas para estruturação de um projeto de intervenção social;
  • pack de minutas de acordos de parcerias e mecenato;
  • folha de cálculo de suporte à construção do social business model canvas;
  • modelo excel para construção de um social business plan completo (componente qualitativa + projeções económico-financeiras).

Cada formando deve trazer o seu próprio computador portátil com o Excel devidamente instalado.

Formadores

Miguel Neves Matias



Documentação Necessária
Boletim de Candidatura [ pdf
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Documento de identificação pessoal
Fotocópia do Cartão de Contribuinte
1 Fotografia a cores

Contactos

Informações:
Secretariado do Serviço de Altos Estudos Superiores (SAES):

Telefones: (+351) 239 488 043/45


E-mail: saes@ismt.pt
Página web: www.ismt.pt
Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Serviço de Altos Estudos Superiores (SAES)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra