Curso de imersão em comunicação no poder local e regional

Cursos Breves

Objetivos

A gestão da comunicação nos poderes locais e regionais tem conquistado cada vez mais importância no contexto mediático português e internacional, tornando-se por isso necessário capacitar os profissionais destas áreas de ferramentas que permitam alcançar as populações da sua área de influência, mas também outros públicos.

Os desafios da comunicação autárquica, a gestão das redes sociais, o planeamento atempado de uma estratégia eficaz são alguns dos aspetos analisados neste curso, que está preparado de modo que cada um dos módulos capacite os profissionais do setor comunicacional dos poderes locais e regionais, mas também aqueles que ambicionam uma carreira nesta área.

Como atuar e antecipar momentos de crise e como definir bem o posicionamento destes poderes no contexto mediático são outros dos objetivos traçados.

 

Destinatários

Estudantes;

Técnicos superiores de Câmaras Municipais, Freguesias ou Uniões de Freguesia;

Eleitos locais;

Técnicos Superiores de estruturas regionais e locais (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Comunidades Intermunicipais, Universidades e Politécnicos, Unidades Locais de Saúde; Teatros e outras estruturas culturais; Organizações Desportivas e do Setor Social; Empresas; Organizações Científicas);

Futuros Técnicos de Comunicação e de Assessoria.

 

Nº mínimo de participantes
12

 

Conteúdos Programáticos                                                                                     

  1. A organização dos órgãos de comunicação social

- A realidade local, regional e nacional;

- A relação da entidade com a fonte: estratégias;

- Antecipar o acontecimento como modelo de notoriedade.

  1. Como comunicar o local e o regional - - Técnicas de escrita;

- A televisão, a rádio e o online;

- A transformação do local em nacional;

- Preparação da fonte para a relação com o jornalismo;

- A informação como bem público e ao serviço do cidadão.

  1. Gestão das redes sociais

- As diferentes plataformas;

- O uso da imagem;

- O que escrever, quando e como

- A gestão do comentário e a relação com o comentador   

  1. Momentos de crise: como atuar?

- A transparência;

- A fonte próxima e a informação precisa;

- A criação de pontes entre o jornalista e a entidade;

  1. Protocolo, discursos e assessorias

- O protocolo como modelo dinâmico;

- A comunicação visual, escrita e verbal;

- A criação de uma imagem forte e organizada;

- A importância do discurso na relação com o cidadão;

- O apoio ao trabalho do jornalista.

  1. Plano estratégico (apresentação e debate)                                                                                   



Duração da Formação
18 horas

 

Formadores

Agostinho Franklim

Sérgio S. Soares                                                                                            

Cláudia Araújo

Carla Ferreira

João Campos

 

Modalidade
Presencial (Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova)

 

Data de realização

23 e 24 de maio de 2025
9h00 às 13h00; 14h00 às 20h30

 

Formalização da Inscrição: Poderá formalizar a sua inscrição através do formulário disponível aqui.

Preço: 200.00€

Contactos

telefone: 239 488 032  (direto) - chamada para rede fixa nacional

Horário de funcionamento:

das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00

E-mail:

escoladecoimbra@ismt.pt

Morada:

Instituto Superior Miguel Torga
Escola de Coimbra
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra