ISMT e Profitecla estabelecem protocolo de colaboração para o prosseguimento de estudos
ISMT e Profitecla estabelecem protocolo de colaboração para o prosseguimento de estudos
2026-03-17
O Instituto Superior Miguel Torga e a Profitecla formalizaram uma parceria que visa facilitar a transição de estudantes do ensino profissional para o ensino superior.
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) assinou, no dia 17 de março de 2026, um protocolo de colaboração com a Profitecla. Este acordo formaliza uma parceria estratégica orientada para o reforço das ligações entre a formação profissional e o ensino superior, criando mecanismos que favorecem a continuidade do percurso académico dos estudantes.
O propósito central desta cooperação é oferecer aos alunos da Profitecla uma via de acesso estruturada ao ensino superior. Através deste protocolo, pretende-se que a transição entre ciclos de ensino seja mais informada e eficiente, valorizando as competências adquiridas no ensino profissional como uma base sólida para o desenvolvimento académico e pessoal no ISMT.
Com esta iniciativa, o ISMT reafirma o seu compromisso com a proximidade ao território e às instituições de formação de referência. A articulação entre diferentes níveis de ensino é encarada como um pilar essencial para o alargamento das oportunidades educativas, potenciando a mobilidade e a construção de trajetórias de qualificação mais consistentes e integradas na região.