Aula Aberta explora ecologias “Urbanitárias” no Líbano, Turquia e Jordânia após o deslocamento da Síria
Sobre a Oradora
Estella Carpi é Professora Associada na UCL, especializada em Estudos Humanitários. Como antropóloga social, desenvolveu a sua investigação em ambientes interdisciplinares e em territórios marcados por crises, nomeadamente no Levante e na Turquia, com foco nas respostas sociais à assistência humanitária induzida por conflitos.
Ao longo da última década, a sua pesquisa tem abordado temas como as políticas de identidade em cenários de crise, a antropologia do Estado e do humanitarismo, bem como a interseção entre assistência social e ajuda de emergência. Atualmente, é membro da Global Young Academy (2020-2025), onde desempenhou funções de co-direção na iniciativa At-Risk Scholars entre 2021 e 2023.
Estella Carpi é também autora de diversas obras, incluindo o livro Politics of Crisis-Making: Forced Displacement and Cultures of Assistance in Lebanon (Indiana University Press, 2023), que explora as dinâmicas da assistência humanitária no contexto libanês.
Uma Oportunidade de Reflexão Crítica e Aprendizagem
O evento proporcionará aos participantes a possibilidade de explorar as transformações urbanas e sociais em três países da região do Levante – Líbano, Turquia e Jordânia – como consequência do deslocamento de populações sírias, promovendo uma reflexão sobre as dinâmicas “urbanitárias” e os desafios associados à assistência humanitária em contextos de crise.
Informações do Evento:
Título: Ecologias "Urbanitárias" no Líbano, Turquia e Jordânia após o deslocamento da Síria
Oradora: Estella Carpi
Data: 6 de janeiro de 2025
Hora: 15h00
Online via Zoom atraves do link - https://zoom.us/j/94827932911?pwd=ofKWbkhwWbY3gIbPlSTL8tCl6rhkgb.1
Organização: Noémia Salgado Cunha docente da UC Catástrofe, Emergência e Missão Humanitária da Licenciatura em Serviço Social
Participação: Gratuita
Esta é uma oportunidade imperdível para estudantes, investigadores e profissionais interessados em questões de migração, assistência humanitária e estudos antropológicos aplicados a contextos de crise.