Dinis Alves encerra 21 anos de docência no Instituto Superior Miguel Torga
Na passada terça-feira, 7 de janeiro de 2025, Dinis Alves deu a sua última aula no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), encerrando uma notável passagem de 21 anos como docente na Instituição.Para assinalar este momento marcante, Sofia Figueiredo, Sérgio Soares, Dina Margato e Ricardo Almeida organizaram uma surpresa na sala de aula, um momento reservado e que se pretendia intimista, entre colegas que se conhecem há anos, surpreendendo o professor com um presente simbólico: uma escultura em terracota representando o próprio Dinis Alves, criada pela "Aldeia da Terra". A peça A peça, concebida com base em fotografias partilhadas por Sérgio Soares, Manuel Correia e Jorge Fiel, reflete momentos marcantes do percurso do docente, com detalhes como os óculos, a máquina fotográfica e uma faixa do seu Benfica.
Neste momento surpresa também se juntaram a sua filha Mimi e a colega Maria de Fátima Toscano que ao se aperceber do evento não quis deixar de dar um abraço a Dinis Alves.
A ligação de Dinis Alves ao ISMT estendeu-se para além das aulas, envolvendo colaborações e projetos que marcaram a comunidade académica, foi também mentor de diversos projetos, como a "Escolinha dos Media", que uniu alunos e docentes em atividades criativas. O envolvimento com a comunidade académica e cultural foi uma constante.
O percurso de Dinis Alves foi sempre guiado por uma paixão pela partilha, como recordado por uma dedicatória de uma antiga aluna que destacou a sua "sede imensa de partilhar". Ao longo dos anos, este espírito esteve presente tanto nas aulas como nas redes sociais, onde documentou as suas viagens e reflexões.
O Instituto Superior Miguel Torga agradece profundamente, desde já, ao Professor Dinis Alves pelos 21 anos de dedicação à docência, pelo contributo ímpar para a formação de gerações de estudantes e pelo espírito de partilha e inspiração que sempre caracterizaram o seu trabalho.