Instituto Superior Miguel Torga: uma Escola Singular no Centro de Portugal
O ISMT organiza a sua oferta formativa tendo em conta o binómio ensino/investigação, privilegiando o estabelecimento de parcerias, com entidades nacionais e estrangeiras, no âmbito das atividades de ensino, participação em projetos de investigação e prestação de serviços, com base numa formação científica sólida que alie o ensino teórico e as competências práticas. Neste sentido, O ISMT é fundador, com o Instituto Politécnico, Conselho Empresarial da Região Centro e Empresas relevantes na região, a Associação para a Inovação e Tecnologia da Região de Coimbra, a Coimbra ITEC. Esta parceria visa a articulação entre estas Instituições e a Comunidade, utilizando as valências de cada uma para criação de valor e soluções integradas, disponibilizando atividades de investigação aplicada, inovação, gestão e consultadoria no âmbito social, psicológico, informático, design, multimédia e recursos humanos, entre outros.
O ISMT caracteriza-se por uma oferta formativa abrangente e atrativa com licenciaturas, pós-graduações, mestrados e ano Zero, o que possibilita aos nossos alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios. Compreende vários graus e áreas do saber, tais como Ciências da Comunicação/Jornalismo, Ciências Empresariais, Ciências Sociais e do Comportamento, Design, Informática e Multimédia. Dentro destas áreas tem 10 Licenciaturas e 2 Mestrados e um número considerável de cursos de pós-graduação e de curta duração, alguns a implantar este ano.
Das 80 instituições de ensino superior privado nacionais, o ISMT tem vindo a aumentar o número de alunos, e embora não vise o lucro, dada a sua identidade social e comunitária, atingiu nos últimos anos uma situação financeira estável.
A sua singularidade histórica e institucional impõe que as leis do ensino superior e das Autarquias, se adaptem a esta realidade e definam um modelo estatutário que permitam o desenvolvimento harmonioso das suas potencialidades. É neste perspectiva que a CIM-RC e a Direção do ISMT têm trabalhado.
O Presidente do ISMT
Professor Luís Marinho