ISMT acolhe a sessão pública "Bica pela Europa" sobre os 40 anos de Portugal na União Europeia

ISMT acolhe a sessão pública "Bica pela Europa" sobre os 40 anos de Portugal na União Europeia

2026-05-18

O encontro reuniu a comunidade estudantil e os cidadãos para debater a participação cívica, a democracia e o futuro do projeto europeu.

No dia 18 de maio, o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) recebeu, nas suas instalações, a tertúlia "Bica pela Europa". A iniciativa foi realizada em parceria com o EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria e centrou-se na evocação dos 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, analisando os desafios do futuro europeu numa perspetiva de proximidade.

A sessão pública teve início com a intervenção de Paula Silvestre, Gestora do EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria, que fez o enquadramento do evento. O programa incluiu a apresentação do livro “E se Falássemos da Europa?”, da autoria da ex-eurodeputada Margarida Marques, suscitando o interesse dos participantes pela atualidade política e institucional.

Após a apresentação da obra literária, decorreu uma mesa-redonda com a presença da autora e de Manuel Castelo Branco, Presidente do Conselho de Direção do ISMT. O debate, moderado pelo jornalista António Alves, aprofundou reflexões em torno da cidadania, da participação jovem e da democracia. O momento proporcionou um diálogo participativo entre os oradores e a assistência, sublinhando o papel das instituições de ensino na discussão sobre as diretrizes do espaço europeu.