Presidente do Conselho de Direção do ISMT participa na conferência de apresentação do Miranda Family Lab

Presidente do Conselho de Direção do ISMT participa na conferência de apresentação do Miranda Family Lab

2026-06-23

A intervenção de Manuel Castelo Branco integrou o painel dedicado ao papel articulado da escola, da família e do território na educação das novas gerações.

O Presidente do Conselho de Direção do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Manuel Castelo Branco, participou, no dia 23 de junho, na conferência de apresentação do Miranda Family Lab. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Miranda do Corvo, assume as famílias como eixo central das políticas públicas e do desenvolvimento local sustentado.

A sua intervenção decorreu no painel intitulado “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, moderado por Lara Serra, Presidente da APAIS. O debate contou com os contributos das docentes Susana Costa Ramalho, da Universidade Católica Portuguesa, e Dina Soeiro, do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Esta sessão pública focou-se no papel articulado da escola, da família, da comunidade e do território na formação e no desenvolvimento das novas gerações, suscitando uma reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação.

Durante o encontro, foi sublinhada a necessidade de adotar abordagens colaborativas e interinstitucionais. A participação do ISMT nesta conferência reflete a ligação da instituição às dinâmicas da região e reforça o seu compromisso com a produção e disseminação de conhecimento aplicado. O envolvimento nestas iniciativas contribui para a construção de respostas concretas para os desafios sociais, educativos e territoriais que se colocam à sociedade e à comunidade académica.