Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Serviço Social
Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Serviço Social
2025-10-31
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, uniram esforços para a realização do Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Serviço Social.
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, uniram esforços para a realização do Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Serviço Social. O evento científico, subordinado ao tema “Serviço Social em Contextos Neoliberais: Diálogos sobre a Formação e o Trabalho dos/as Assistentes Sociais em Portugal e Brasil”, decorreu na Casa Municipal de Cultura de Coimbra, no passado dia 31 de Outubro. Esta iniciativa reforçou a parceria e o intercâmbio académico entre as duas instituições de ensino superior.
A organização do Seminário ficou a cargo de docentes e investigadores de Serviço Social de ambas as entidades. Pelo ISMT, participaram as docentes Fernanda Daniel, Maria Rosa Tomé e Sónia Ribeiro. Pela UFPA-Brasil, o evento contou com a coordenação do docente Reinaldo Nobre Pontes, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS). O programa científico foi abrangente, destacando-se a Conferência Inaugural proferida por Fernanda Rodrigues, Bastonária da Ordem dos Assistentes Sociais Portugueses, e a comunicação da docente e investigadora Yolanda Guerra (UFJF-Brasil), reconhecida pela sua vasta obra na área do Serviço Social.
O Seminário Internacional contou com um painel diversificado de oradores nacionais e brasileiros. Foram apresentadas diversas pesquisas realizadas em parceria entre docentes e investigadores do ISMT e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) do ICSA, da UFPA. A sessão de abertura foi presidida pelo docente Manuel Castelo Branco, Presidente do Conselho de Direção do ISMT, e pelo docente Fernando Rodrigues do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UFPA). Na sessão de encerramento, os docentes Reinaldo Nobre Pontes (UFPA) e Dulce Simões (ISMT) anunciaram a decisão de aprofundar as relações protocolares entre as instituições, sublinhando o propósito da criação de um polo de investigação do GEPSS no ISMT, potenciando o futuro da investigação conjunta.