Cibercultura
Objectivos de aprendizagem
A unidade curricular de Cibercultura tem como objetivo central colocar os estudantes em contacto com o complexo cenário digital e promover uma compreensão crítica do impacto multidimensional da Internet na vida quotidiana. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
- articular raciocínios críticos sobre as inter-relações entre ciberespaço, cibercultura e comunidades;
- reconhecer as mutações que decorrem da interseção de conteúdos, audiências e tecnologias;
- aplicar ferramentas de investigação científica em contexto digital, nomeadamente, netnografia.
Conteúdos programáticos
1. Internet e Cultura Digitala) Ideias e conceitos-chave em Cibercultura;
b) Ciberespaço
c) Sociologia do ciberespaço
d) Inteligência Coletiva
e) Cultura de Convergência
f) Interação, Comunidades e Identidades digitais: Plataformas digitais, media sociais e impactos sociais
g) Comunicação Interativa e Território Hipermediatizado
Digital Divide (fosso digital) e literacia digital
2. Métodos Digitais
a) Netnografia
Bibliografia
Principal |
Amaral, I. (2016). Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. Covilhã: LabComIFP. Cardoso, G. (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede. Porto: Porto Editora.
Castells, M. (2007). A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Deuze, M. (2012). Media Life. UK: Polity Press. Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Nova Iorque: New York University Press. Kozinets, R. (2010). Netnography. Doing Ethnographic Research Online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Lévy, P. (2000). Cibercultura - relatório para o Conselho da Europa no quadro do projeto “Novas tecnologias: cooperação Lévy, P. (2000). Cibercultura - relatório para o Conselho da Europa no quadro do projeto “Novas tecnologias: cooperação |
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Secundária |
Bell, D. (2005). An Introduction to Cybercultures. Londres: Routledge. Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (2018). The SAGE Handbook of Social Media. Londres: Sage. Fuchs, C. (2013). Social media: A critical introduction. CA: Sage Publications. Jenkins, H., Ford, S., & Green, J. (2013). Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture. Nova Iorque, Londres: New York University Press. McLuhan, M. (2008). Compreender os Meios de Comunicação – Extensões do Homem. Lisboa: Relógio D’Água. |