Comportamento do Consumidor

Objectivos de aprendizagem

Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos básicos e a importância do estudo e conhecimento do comportamento do consumidor, para o planeamento e definição de uma estratégia de comunicação.

Identificar os diferentes fatores (individuais e de contexto) que influenciam o comportamento de compra.

Identificar as transformações da sociedade e compreender a sua influência no comportamento de consumo e no relacionamento com as marcas.

Conteúdos programáticos

  • Enquadramento do comportamento do consumidor
    • Comportamento do consumidor e o marketing / comunicação
    • O Consumidor
  • As variáveis internas; a dimensão psicológica do comportamento do consumidor
    • Consumo / Necessidade
    • Motivações / Atitudes
    • Processos Sensoriais
    • Perceção / Imagem
    • Atenção
  • As variáveis externas; o contexto, as dimensões sociológicas e psicossociológicas que influenciam a compra
    • Grupo / Cultura
    • Estilos de Vida
  • A dinâmica da compra e o processo de decisão
    • As fases do Processo de Compra
    • Unidade de Tomada de Decisão
    • Neuromarketing

Bibliografia

 

Principal

Solomon, M. R., White, K., Dahl, D. W., Zaichkowsky, J. L., & Polegato,
R. (2017).Consumer behavior: Buying, having, and being. Boston, MA: Pearson.

Hawkins, D., Roger, B., Coney, K. (2015) Consumer Behaviour: Building Marketing Strategy (13.ed.).London: McGraw-Hill Education – Europe

 

 

 

Secundária

Brochand, B. et al (1999) Publicitor. Lisboa: Dom Quixote

Dionísio, P. et al (1999) Mercator: Teoria e Prática do Marketing (8ª ed.). Lisboa: Dom Quixote

Dubois, B. (1998). Compreender o consumidor (2a ed.). Lisboa: Dom Quixote.

Kotler, P., Armstrong, G., Wong, V., Saunders, J. (2018) Principles of Marketing (17.ed.). London: Pearson Education

Kotler, P., Keller, K. (2012) Administração de Marketing (14.ed.).Nova Jersey:Prentice-Hall