Comportamento do Consumidor
Objectivos de aprendizagem
Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos básicos e a importância do estudo e conhecimento do comportamento do consumidor, para o planeamento e definição de uma estratégia de comunicação.Identificar os diferentes fatores (individuais e de contexto) que influenciam o comportamento de compra.
Identificar as transformações da sociedade e compreender a sua influência no comportamento de consumo e no relacionamento com as marcas.
Conteúdos programáticos
- Enquadramento do comportamento do consumidor
- Comportamento do consumidor e o marketing / comunicação
- O Consumidor
- As variáveis internas; a dimensão psicológica do comportamento do consumidor
- Consumo / Necessidade
- Motivações / Atitudes
- Processos Sensoriais
- Perceção / Imagem
- Atenção
- As variáveis externas; o contexto, as dimensões sociológicas e psicossociológicas que influenciam a compra
- Grupo / Cultura
- Estilos de Vida
- A dinâmica da compra e o processo de decisão
- As fases do Processo de Compra
- Unidade de Tomada de Decisão
- Neuromarketing
Bibliografia
Principal |
Solomon, M. R., White, K., Dahl, D. W., Zaichkowsky, J. L., & Polegato, Hawkins, D., Roger, B., Coney, K. (2015) Consumer Behaviour: Building Marketing Strategy (13.ed.).London: McGraw-Hill Education – Europe |
Secundária |
Brochand, B. et al (1999) Publicitor. Lisboa: Dom Quixote Dionísio, P. et al (1999) Mercator: Teoria e Prática do Marketing (8ª ed.). Lisboa: Dom Quixote Dubois, B. (1998). Compreender o consumidor (2a ed.). Lisboa: Dom Quixote. Kotler, P., Armstrong, G., Wong, V., Saunders, J. (2018) Principles of Marketing (17.ed.). London: Pearson Education Kotler, P., Keller, K. (2012) Administração de Marketing (14.ed.).Nova Jersey:Prentice-Hall |