Estratégias de Relações Públicas
Objectivos de aprendizagem
- Com base no estudo e discussão de casos práticos, desenvolver uma visão aplicada ao contexto organizacional das principais estratégias e técnicas de comunicação no âmbito das Relações Públicas.
- Através do desenvolvimento simulações, exercícios e estudos de caso, será possível analisar e avaliar criticamente o processo de comunicação e os seus intervenientes, bem como dominar as técnicas de avaliação e monitorização dos seus resultados.
- Dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam desenvolver e implementar um plano de comunicação e de Relações Públicas adequado à organização.
Conteúdos programáticos
Conceito de Relações Públicas e elementos relacionadosA desinformação, o rumor, a propaganda e a publicidade
Os Públicos das Relações Públicas
Suportes de comunicação orientados para diferentes públicos
A Comunicação Interna e Externa Suportes de comunicação de RP As relações com os media
As Relações Públicas e a Opinião Pública Os Líderes de Opinião e o Profissional de RP A imagem institucional
Plano de Relações Públicas
Definir e planear uma estratégia de comunicação de RP
As RP em situação de crise
Definir e planear uma estratégia de atuação
Bibliografia
Principal |
X - CABRERO, J., CABRERO, M. (2001). O Livro de Ouro das |
Secundária |
BLANCO, Teresa y HERRERA, Joaquin, (2012), Nuevas Tendencias en Comunicacion. Madrid: Libros Profesionales de Empresa ESIC. CABRERO, J. (2003), Comunicacion y Relaciones Publicas. Madrid: McGraw Hill. NEVES, R. de C. (2000), Comunicação Empresarial Integrada. Rio de Janeiro: Mauad. PEPPER, G. (1995), Communicating in organizations:a cultural approach. New York: McGraw-Hill. PÉREZ, Rafael Alberto (2001), Estrategias de comunicación. Barcelona: Ed. Ariel. |