História e Estética da Imagem Mediatizada

Objectivos de aprendizagem

- Divisar os marcos mais importantes da História da Imagem;

  • Apreender a complexidade da noção de imagem na cultura ocidental no transcurso da modernidade;
  • Compreender a polissemia do conceito de imagem em interconexão a evolução histórica, o desenvolvimento tecnológico, económico, social e estético

Conteúdos programáticos

p>Introdução:
(i)Mitos e verdades da comunicação;
(ii)Mediações presentes no processo comunicacional

1 – Imagem e Teoria
1.1 O Conceito de Imagem;
1.2– Mímesis: Imagem e Semelhança na Filosofia Grega;
1.3– Imagem e Economia: Mediações Presentes no Iconoclasma Medievo;

2 – A Imagem e Suas Mediações Culturais
2.1– O Poder das Imagens na Geração de Emoções;
2.2– Aniconismo: Mito ou Realidade?
2.3– Arte e Estética Cultural: Interconexões Complexas;

3 – Imagem e Técnica: Imagens Mediáticas
3.1– A Cultura Visual Instituída Pelos Dispositivos Ópticos Modernos;
3.2– Imagem Técnica e suas Possibilidades de Reprodução;
3.3– As Mediações Contemporâneas da Tecnicização das Imagens.

Bibliografia

 

 

 

 

Principal

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Videoteca


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