Introdução ao Empreendedorismo

Objectivos de aprendizagem

Contextualizar a evolução histórica do empreendedorismo e da inovação; Compreender a relevância do empreendedorismo e da inovação no contexto social e econômico português;

Identificar os diferentes tipos do empreendedorismo e da inovação. Identificar os mecanismos de apoio e estruturas facilitadoras da criação de novas empresas.

Identificar as potenciais vantagens competitivas de uma ideia inovadora de negócio.

Conteúdos programáticos

Conceitos de empreendedorismo e inovação; Fundamentos históricos;

Características do comportamento empreendedor;

Empreendedorismo, Intraempreendedorismo e empreendedorismo social; Tecnologia e inovação;

Tipos de inovação; Empreendedorismo e inovação; Startups;

Bibliografia

 

 

Principal

 

Bessant, J. & Tidd, J. (2009). Inovação e Empreendedorismo.Porto Alegre: Bookman.

Hisrich, R.; Peters, M. & Shepherd, D. (2012). Entrepreneurship. Boston: McGraw-Hill.

 

 

 

Secundária

 

Freire, A. (2002). Inovação: Novos produtos, serviços e negócios para Portugal. Lisboa: Verbo Editora.

Jardim, J. & Franco, J.E. – Coordenação (2014). Portugal Empreendedor: trinta figuras empreendedoras da cultura portuguesa – Relevância dos modelos para a promoção do empreendedorismo. Lisboa: INCM.

Mariotti, S. & Glackin, C. (2012). Entrepreneurship – Starting and operating a small business. NJ: Pearson Prentice Hall.

Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora.

Schumpeter, J.A. (1997). Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda.