Liderança e Gestão de Equipas

Objectivos de aprendizagem

• Dominar os conceitos e fundamentos essenciais da área da liderança e da
gestão de equipas.
• Conhecer e saber usar estilos de liderança adequados, potenciando a
eficácia individual e grupal.
• Conhecer as competências essenciais de um gestor de equipas
(capacidades de comunicação, gestão do tempo, motivação, resolução de
problemas e negociação).
• Desenvolver competências de comunicação eficaz e de gestão de reuniões
orientadas para resultados.
• Perceber como se diagnosticam e resolvem conflitos.
• Desenvolver a capacidade de resolver problemas e tomar decisões.
• Aprender a fazer planeamento estratégico, a definir objetivos e a geri
eficazmente equipas.
• Saber avaliar o desempenho da equipa e dos seus membros.
• Saber utilizar técnicas de motivação aos membros da equipa. Desenvolver
competências de gestão de tempo.
• Ser capaz de identificar as principais competências dos colaboradores,
sabendo delegar.
• Aprender a potenciar a criatividade dos elementos da equipa.

Conteúdos programáticos

1. Liderança de pessoas e equipas: Estilos de liderança, desenvolvimento da
equipa, personalidade e inteligência emocional
2. A importância do trabalho em equipa, dos grupos às equipas de alta
performance. Papéis e funções nas equipas
3. Comunicação: Qualidades de comunicação do líder. Ferramentas de
comunicação; Fatores que facilitam/dificultam a comunicação; Condução de
reuniões
4. Gestão de conflitos: O conflito como fator de inovação organizacional.
Tensões mais comuns nas equipas de trabalho. Mediação e negociação de
conflitos; Tomada de decisões
5. Estabelecimento de objetivos, planeamento e resultados. Definição de
estratégia; Monitorização de resultados; Avaliação de desempenho
6. Coaching individual e de equipas. Ferramentas de coaching
7. Motivação: Modelos de motivação; Estratégias motivacionais eficazes.
Fatores facilitadores de motivação
8. Gestão do tempo
9. Delegar tarefas
10. Criatividade e inovação

Bibliografia

• Anderson, D.L. (2010). Organization development – The process of leading
organizational change. CA: Sage Publications.
• Câmara, P., Guerra, P.B., & Rodrigues, J.V. (2010). Novo Humanator –
Recursos humanos e sucesso empresarial (4ª ed.). Alfragide: D. Quixote.
• Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das
Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
• Gomes, J.F., Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C., &
Marques, C.A. (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano.
Lisboa: Edição Sílabo..
• Newstrom, J.W. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento
Humano no Trabalho (tradução da 12ª edição). São Paulo: McGraw-Hill.
• Rego, A. & Cunha, M.P. (2003). A Essência da Liderança: Mudança -
Resultados – Integridade. Lisboa: Editora RH.