Marketing Estratégico
Objectivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Introduzir conceitos de estratégia e do pensamento estratégico em situações reais
- Compreender a natureza, os riscos e os fatores críticos de sucesso das organizações
- Saber aplicar o conceito de segmentação e definir o posicionamento estratégico de uma organização
- Elaborar um plano de marketing estratégico
Conteúdos programáticos
- Estratégia da empresa / Estratégia de marketing
- Conceitos sobre estratégia - Escola de Harvard post 65, Escola de Carnegie, Modelos de análise individual de atividades (PIMS), Modelos de análise de atividades (BCG; GE-McKinsey); Modelos derivados da teoria financeira: Escola de Harvard post 80);
- Gestão estratégica e marketing estratégico
- Plano de marketing estratégico
- Análise do ambiente – interna e externa
- Missão, objetivos e estratégia
- Estratégias de mercado
- Plano de marketing estratégico
III. Instrumentos de apoio à decisão estratégica
- Instrumentos de análise quantitativa e qualitativa
Bibliografia
Principal |
de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014). Manual de Estratégia (4ª Ed.), Edições Sílabo, Lisboa. ISBN 9789726187769 Lambin, J-J. (2000). MarketingEstratégico, McGraw-Hill, NY. ISBN 9789727730407 Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações (4ª Ed.), Escolar Editora, Portugal. ISBN 9789725926000 |
Secundária |
Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Lisboa: Bertrand Editora. ISBN 9789722540759 Martinet, A.C. (1989). Estratégia, Edições Sílabo, Lisboa. ISBN 9726180732 Porter, M. (2004). CompetitiveStrategy: Techniques for Analyzing
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