Marketing Internacional

Objectivos de aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 

Compreender a envolvente macroambiental em que a organização atua, considerando as especificidades dos contextos local e global; 

Compreender as motivações da internacionalização e analisar as oportunidades internacionais; 

Entender e utilizar os conceitos, estratégias e práticas de marketing em ambiente competitivo internacional; 

Refletir sobre decisões de marketing internacional.

Conteúdos programáticos

I. Fundamentos de Marketing Internacional

    1. Globalização – conceitos associados
    2. Marketing global e internacionalização
    3. Evolução do marketing global
    4. Objetivos e condicionantes do marketing internacional
    5. Catalisadores de integração global
    6. Estratégia de marketing global
    7. Casos exemplificativos

II. Internacionalização

    1. Conceito, motivações
    2. Decisões de internacionalização
    3. Vantagens da internacionalização
    4. Barreiras/Riscos da internacionalização
    5. Principais teorias
    6. Modalidades de internacionalização
    7. Exemplos de internacionalização

III. Planeamento das variáveis de marketing em contexto internacional

    1. Principais variáveis de análise e a sua articulação e adaptação
    2. Variável produto
    3. Variável preço
    4. Variável promoção
    5. Variável distribuição

IV. Comunicação e métodos de organização em marketing internacional

    1. Comunicação nas atividades internacionais
    2. Os Incoterms – International Commerce Terms

Bibliografia

 

 

 Principal

 

Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J. (2013). Marketing Internacional (15ª Ed.). Rio de Janeiro: McGraw-Hill/Bookman

Hollensen, S. (2017). Global Marketing, (7thEd.), Prentice-Hall Financial Times.

Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações (4ª Ed.), Escolar Editora, Portugal.

Silva, S.C., Menezes, R. e Pinho, J.C. (2018). Marketing Internacional – Negócios à Escala Global. Actual: Coimbra.

Viana, C., & Hortinha, J. (2009). Marketing Internacional (2ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo

 

 

 

 

Secundária

 

Brito, C. & Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing, Lisboa: Edições D. Quixote.

Freire, A. (1998). Internacionalização – Desafios para Portugal, Verbo Editora, (1ªEd.), Lisboa.

Green M.C. & Keegan, W.J. (2020). Global Marketing (10thEd.), Prentice-hall Europe.

Robbins, S.P. & Coulter, M. (2021). Management (15thEd.), Pearson.

Artigos disponibilizados aos alunos