Marketing Internacional
Objectivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:Compreender a envolvente macroambiental em que a organização atua, considerando as especificidades dos contextos local e global;
Compreender as motivações da internacionalização e analisar as oportunidades internacionais;
Entender e utilizar os conceitos, estratégias e práticas de marketing em ambiente competitivo internacional;
Refletir sobre decisões de marketing internacional.
Conteúdos programáticos
I. Fundamentos de Marketing Internacional
- Globalização – conceitos associados
- Marketing global e internacionalização
- Evolução do marketing global
- Objetivos e condicionantes do marketing internacional
- Catalisadores de integração global
- Estratégia de marketing global
- Casos exemplificativos
II. Internacionalização
- Conceito, motivações
- Decisões de internacionalização
- Vantagens da internacionalização
- Barreiras/Riscos da internacionalização
- Principais teorias
- Modalidades de internacionalização
- Exemplos de internacionalização
III. Planeamento das variáveis de marketing em contexto internacional
- Principais variáveis de análise e a sua articulação e adaptação
- Variável produto
- Variável preço
- Variável promoção
- Variável distribuição
IV. Comunicação e métodos de organização em marketing internacional
- Comunicação nas atividades internacionais
- Os Incoterms – International Commerce Terms
Bibliografia
Principal |
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J. (2013). Marketing Internacional (15ª Ed.). Rio de Janeiro: McGraw-Hill/Bookman Hollensen, S. (2017). Global Marketing, (7thEd.), Prentice-Hall Financial Times. Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações (4ª Ed.), Escolar Editora, Portugal. Silva, S.C., Menezes, R. e Pinho, J.C. (2018). Marketing Internacional – Negócios à Escala Global. Actual: Coimbra. Viana, C., & Hortinha, J. (2009). Marketing Internacional (2ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo |
Secundária |
Brito, C. & Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing, Lisboa: Edições D. Quixote. Freire, A. (1998). Internacionalização – Desafios para Portugal, Verbo Editora, (1ªEd.), Lisboa. Green M.C. & Keegan, W.J. (2020). Global Marketing (10thEd.), Prentice-hall Europe. Robbins, S.P. & Coulter, M. (2021). Management (15thEd.), Pearson. Artigos disponibilizados aos alunos |