Métodos e Técnicas de Criação

Objectivos de aprendizagem

A unidade curricular de Métodos e Técnicas de Criação apresenta de modo objetivo e sustentado as diversas técnicas de criação, enquanto ferramentas de trabalho.

Interessa desenvolver uma apresentação teórica e prática de diversas técnicas de criação, com aplicabilidade nos futuros contextos profissionais dos estudantes.

Pretende-se promover a capacidade do(a) estudante para pensar de forma inovadora e criativa na definição das estratégias empresariais, de forma a contribuir para o sucesso e competitividade das empresas.

Conteúdos programáticos

  1. Pensamento crítico e Pensamento criativo
  2. Conceito e definição de criatividade
    1. A criatividade como um mito
    2. A criatividade como uma combinação de lógica e intuição
    3. Criatividade individual e grupal
    4. Atitude criativa
    5. Processo criativo
    6. Produto criativo
    7. Bloqueios à criatividade
    8. 4P’S da criatividade
    9. A criatividade como ferramenta de trabalho
  3. Métodos de estimulação da criatividade e inovação
  4. Aplicações da criatividade em inovação

Bibliografia

 

Principal

Cardoso, P. R. (2011). Estratégia criativa publicitária: Fundamentos e métodos. Porto, UFP

Jay, R. (2000). The Ultimate Book of Business Creativity. Oxford, Capstone, 208 pp.

 

Secundária

Bessant, J. e Tidd, J. (2019). Inovação e Empreendedorismo, ed. Porto Alegre: Boockman

Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. 2005. ISBN: 9789727116522

Fonseca, A. F. (2007). A Psicologia da Criatividade. Porto: Universidade Fernando

Harvard Business Review Press (2017). Inovação – Constituir equipas criativas, Edições Texto & Grafia

Higgins, J. M. (1994). 101 Creative Problem Solving Techniques: The Handbook of New Ideas for Business. Florida, New Management Publishing CO, 223 pp.

Judkins, R. (2016). A Arte Do Pensamento Criativo. trad. Pedro Vidal. - 1ª ed. - Lisboa : Temas e Debates - Círculo de Leitores, 2016. - 311, [1] p. : il. - Tít. orig.: The art of creative thinking.

Kaufman, J. C., & Sternberg, R. J. et all (2010). The Cambridge Handbook of Creativity. New York: Cambridge University Press, 489 pp.

Tidd, J, & Bessant, J (2009), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (4th Ed). Chichester: Wiley