Semiótica da Comunicação
Objectivos de aprendizagem
Esta disciplina assume como objetivo promover que os alunos desenvolvam um espírito reflexivo e crítico a partir de temas determinantes nos estudos da semiótica. Os alunos deverão compreender a centralidade dos signos na sociedade. É esperado que os alunos sejam capazes de
entender conceitos relacionados com a semiótica e com os signos.Conteúdos programáticos
- Elementos de história da semiótica
- A semiótica de Charles Peirce
- A definição de signo
- Os principais tipos de signos
- O modelo semiológico ou linguístico
- A teoria semiológica de de Saussure
- A língua enquanto estrutura de sistemas diferenciais
- O estruturalismo e a natureza do simbólico
- As origens do simbólico e da comunicação
Bibliografia
Principal |
Barthes, Roland (1984). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70. Eco, Umberto (1978). Signo. Lisvoa: Editorial Presença. Fiske, John (1998) Introdução ao Estudo da Comunicação. Lisboa: ASA. Santaella, Lúcia (1990). O que é Semiótica. Brasil: Editora Brasiliense. |
Secundária |
Austin, J. L. (1997) How to do things with words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Cánovas, Sonia Madrid (2005) Semiótica del Discurso Publicitario. Del signo a la Imagen. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones. Carmelo, Luís (2003). Semiótica: Uma introdução. Lisboa: Publicações Europa- América. Chandler , Daniel (s/d) Semiotics for Beginners. http://visual- memory.co.uk/daniel/Documents/S4B/semiotic.html [04 de fevereiro de 2019] De Saussure, F. (1978). Curso de Linguística Geral. Lisboa: Dom Quixote. Dumouchel, P. & Dupuy, J-Pierre. (1978). L'enfer des choses – Rene Girard et la logique de l'économie. Paris: Seuil. Fidalgo, António; Gradim, Anabela (2004/2005) Manual de Semiótica. Universidade da Beira Interior . http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf [04 de fevereiro de 2019] Hall, Sean (2007) Esto significa esto. Esto significa aquello. Semiótica: guía de los signos y sus significados. Libros Blume. Innis, Robert E. (ed.) Semiotics: An Introductory Reader. Londres: Hutchinson. Lotman, Yuri (1978) Estética e Semiótica do Cinema. Lisboa: Editorial Estampa. Jhally, S. (1995). Os Códigos da Publicidade. Lisboa: Asa. Lipovetsky G. (1987). L'Empire De L'Ephemere. Paris: Gallimard. Peirce, Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Peirce, C. S. (1931-1958). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press. Sousa, Jorge Pedro (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª ed. Porto |