Semiótica da Comunicação

Objectivos de aprendizagem

Esta disciplina assume como objetivo promover que os alunos desenvolvam um espírito reflexivo e crítico a partir de temas determinantes nos estudos da semiótica. Os alunos deverão compreender a centralidade dos signos na sociedade. É esperado que os alunos sejam capazes de

entender conceitos relacionados com a semiótica e com os signos.

Conteúdos programáticos

  1. Elementos de história da semiótica
  2. A semiótica de Charles Peirce
  3. A definição de signo
  4. Os principais tipos de signos
  5. O modelo semiológico ou linguístico
    • A teoria semiológica de de Saussure
    • A língua enquanto estrutura de sistemas diferenciais
  6. O estruturalismo e a natureza do simbólico
  7. As origens do simbólico e da comunicação
Aplicações semióticas

Bibliografia

 

 

 Principal

Barthes, Roland (1984). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70.

Eco, Umberto (1978). Signo. Lisvoa: Editorial Presença.

Fiske, John (1998) Introdução ao Estudo da Comunicação. Lisboa: ASA.

Hall, Sean (2012).This means this, this means that. A user’s guide to semiotics. London: Laurence King Publisher

Santaella, Lúcia (1990). O que é Semiótica. Brasil: Editora Brasiliense.

 

Secundária

Austin, J. L. (1997) How to do things with words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

Cánovas, Sonia Madrid (2005) Semiótica del Discurso Publicitario. Del signo a la Imagen. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones.

Carmelo, Luís (2003). Semiótica: Uma introdução. Lisboa: Publicações Europa- América.

Chandler , Daniel (s/d) Semiotics for Beginners. http://visual- memory.co.uk/daniel/Documents/S4B/semiotic.html [04 de fevereiro de 2019]

De Saussure, F. (1978). Curso de Linguística Geral. Lisboa: Dom Quixote.

Dumouchel, P. & Dupuy, J-Pierre. (1978). L'enfer des choses – Rene Girard et la logique de l'économie. Paris: Seuil.

Fidalgo, António; Gradim, Anabela (2004/2005) Manual de Semiótica. Universidade da Beira Interior . http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf [04 de fevereiro de 2019]

Hall, Sean (2007) Esto significa esto. Esto significa aquello. Semiótica: guía de los signos y sus significados. Libros Blume.

Innis, Robert E. (ed.) Semiotics: An Introductory Reader. Londres: Hutchinson. Lotman, Yuri (1978) Estética e Semiótica do Cinema. Lisboa: Editorial Estampa.

Jhally, S. (1995). Os Códigos da Publicidade. Lisboa: Asa. Lipovetsky G. (1987). L'Empire De L'Ephemere. Paris: Gallimard.
Machuco Rosa, A. (2008). Comunicação e o Fim das Instituições: Das Origens da Imprensa aos Novos Media. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Peirce, C. S. (1998)

Peirce, Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Peirce, C. S. (1931-1958). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press.

Sousa, Jorge Pedro (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2ª ed. Porto