Teorias da Publicidade

Objectivos de aprendizagem

A publicidade é uma variável importante na definição da estratégia global de qualquer empresa, sendo por isso um fator condicionante da competitividade e do sucesso empresarial.

A Uc. de Teorias da Publicidade engloba de modo objetivo e sustentado uma visão generalista sobre o mundo da publicidade.

Tem como objetivo evidenciar os fundamentos ideológicos e técnicos do sistema publicitário, e que dessa forma os alunos o compreendam. Os alunos deverão estar aptos a comentar qualquer artefacto publicitário, bem como produzi-los de acordo com os objetivos da comunicação.

Conteúdos programáticos

Media e Publicidade;

1.1 – Breve Análise Histórica;

2 – A Publicidade Enquanto Conceito: Diferentes Aproximações;

3 – Teorias da Perceção e da Atenção;

4 – Teorias da Persuasão;

5 - Descrição do Sistema Publicitário;

5.1 - O Anunciante;

5.2 - A Agência;

5.3 - Campanhas Publicitárias: Diferentes Etapas;

5.4 - Mensagens, Meios e Suportes;

6 - Tipos de Publicidade;

7 -  Sistemas de Avaliação.

Bibliografia

Principal

Dossier com materiais de estudo no moodle.
Referência de revistas científicas/artigos e sítios na página da UC no moodle.

RODRIGUES, J. V. (2004), Mercator XXI. Lisboa: Publicações Dom Quixote

VILLAFANE, J. (1998), Imagem Positiva – gestão estratégica da imagem das empresas: Edições Sílabo, LDA.: Lisboa

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BROCHAND, Bernard et all (1993). Publicitor. Lisboa, Dom Quixote (1999).

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BASSAT, Luis(2011). El Libro Rojo de la Publicidad. Barcelona, Random House Mondadori.

BRIERLEY, Sean (1995). The Advertising Handbook. Londres, Routledge.

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