Assessoria de Imprensa

Objectivos de aprendizagem

  • O projeto da unidade curricular pretende que o aluno seja capaz de:
    • compreender o jornalismo enquanto campo social de mediação, onde se jogam interesses complexos dos vários intervenientes no processo noticioso, incluindo os protagonistas das noticias, fontes da informação, jornalistas, empresas mediáticas e públicos;
    • compreender a organização da redação e a função de todos os elementos constituintes da mesma; bem como, ser capaz de compreender a organização num todo e os seus constrangimentos.
    • definir um plano de comunicação de Assessoria, mesmo em situação de crises, nas suas diferentes tipologias.

Conteúdos programáticos

  • A relação dialética entre os media e a sociedade
  • A responsabilidade social do jornalista.
  • Os critérios para a noticiabilidade
  • As fases de produção da notícia
  • Tipos de Acontecimento Jornalístico
  • Os constrangimentos inerentes à atividade jornalística;
  • O processo do Newsmaking e o Gatekeeping
  • A linguagem jornalística: subjetiva ou interpretativa?
  • A Opinião Pública no espaço público mediatizado
  • A relação entre os jornalistas e as fontes.
  • A Assessoria de Comunicação
  • Principais políticas de Comunicação.
  • A Assessoriade Imprensa como fonte–Teorias enformadoras do Jornalismo.
  • Funções do Assessor.
  • Recursos da Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Métricas de avaliação e o valor nas narrativas.
  • A Gestão da Crise – atuação antes da fase mediática.

Bibliografia

 

 

 

 Principal

CARLSON, Matt; Lewis, Seth C. (2015). Boundaries of Journalism: Professionalism, Practices and Participation, Routledge, London

GONÇALVES, Vítor (2006). Nos Bastidores do JogoPolítico, O Poder dos Assessores, Editora Minerva, Coimbra.

HANDLEY, A.; CHAPMANN, C.C.(2013). Regras de Conteúdo,
EditoraAlta Books, Rio de Janeiro.

JONHSON, Jane (2013). Media Relations: issues and Strategies,Allen&Unioun.

LONGO, Walter (2015). Marketing e Comunicação na Era Pós – Digital,HSM Editor.

Maja Šimunjak. (2023). Managing Emotions in Journalism. Springer Nature.
MARTINS, Paixão Luis (2001). Schiu...Está Aqui UmJornalista, Editorial Notícias, Lisboa

 

 

Secundária

CAETANO, Joaquim; VASCONCELOS, Maria; VASCONCELOS, Paulo
(2006). Gestão de Crise, Editorial Presença,Lisboa.

MESQUITA, Mário (2003). O Quarto Equívoco – O poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Ed. Minerva, Coimbra.

MORAES, Dênis de (org). (1997). Globalização, mídia e cultura contemporânea,Campo Grande, Letra Livre.

NOGUEIRA, Nemércio, (1999). Media Training. São Paulo, Cultura Editores Associados.