Assessoria de Imprensa
Objectivos de aprendizagem
- O projeto da unidade curricular pretende que o aluno seja capaz de:
- compreender o jornalismo enquanto campo social de mediação, onde se jogam interesses complexos dos vários intervenientes no processo noticioso, incluindo os protagonistas das noticias, fontes da informação, jornalistas, empresas mediáticas e públicos;
- compreender a organização da redação e a função de todos os elementos constituintes da mesma; bem como, ser capaz de compreender a organização num todo e os seus constrangimentos.
- definir um plano de comunicação de Assessoria, mesmo em situação de crises, nas suas diferentes tipologias.
Conteúdos programáticos
- A relação dialética entre os media e a sociedade
- A responsabilidade social do jornalista.
- Os critérios para a noticiabilidade
- As fases de produção da notícia
- Tipos de Acontecimento Jornalístico
- Os constrangimentos inerentes à atividade jornalística;
- O processo do Newsmaking e o Gatekeeping
- A linguagem jornalística: subjetiva ou interpretativa?
- A Opinião Pública no espaço público mediatizado
- A relação entre os jornalistas e as fontes.
- A Assessoria de Comunicação
- Principais políticas de Comunicação.
- A Assessoriade Imprensa como fonte–Teorias enformadoras do Jornalismo.
- Funções do Assessor.
- Recursos da Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Métricas de avaliação e o valor nas narrativas.
- A Gestão da Crise – atuação antes da fase mediática.
Bibliografia
Principal |
CARLSON, Matt; Lewis, Seth C. (2015). Boundaries of Journalism: Professionalism, Practices and Participation, Routledge, London GONÇALVES, Vítor (2006). Nos Bastidores do JogoPolítico, O Poder dos Assessores, Editora Minerva, Coimbra. HANDLEY, A.; CHAPMANN, C.C.(2013). Regras de Conteúdo, JONHSON, Jane (2013). Media Relations: issues and Strategies,Allen&Unioun. LONGO, Walter (2015). Marketing e Comunicação na Era Pós – Digital,HSM Editor. Maja Šimunjak. (2023). Managing Emotions in Journalism. Springer Nature. |
Secundária |
CAETANO, Joaquim; VASCONCELOS, Maria; VASCONCELOS, Paulo MESQUITA, Mário (2003). O Quarto Equívoco – O poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Ed. Minerva, Coimbra. MORAES, Dênis de (org). (1997). Globalização, mídia e cultura contemporânea,Campo Grande, Letra Livre. NOGUEIRA, Nemércio, (1999). Media Training. São Paulo, Cultura Editores Associados. |