Cibercultura

Objectivos de aprendizagem

A unidade curricular de Cibercultura tem como objetivo central colocar os estudantes em contacto com o complexo cenário digital e promover uma compreensão crítica do impacto multidimensional da Internet na vida quotidiana. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

  1. articular raciocínios críticos sobre as inter-relações entre ciberespaço, cibercultura e comunidades;
  2. reconhecer as mutações que decorrem da interseção de conteúdos, audiências e tecnologias;
  3. aplicar ferramentas de investigação científica em contexto digital, nomeadamente, netnografia.

Conteúdos programáticos

1. Internet e Cultura Digital
    a) Ideias e conceitos-chave em Cibercultura;
    b) Ciberespaço 
    c) Sociologia do ciberespaço
    d) Inteligência Coletiva
    e) Cultura de Convergência
    f) Interação, Comunidades e Identidades digitais: Plataformas digitais, media sociais e impactos sociais
    g) Comunicação Interativa e Território Hipermediatizado
Digital Divide (fosso digital) e literacia digital
2. Métodos Digitais
    a) Netnografia

Bibliografia

 

 

 

 Principal

 

Amaral, I. (2016). Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. Covilhã: LabComIFP.

Cardoso, G. (2009). Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede. Porto: Porto Editora.

 

Castells, M. (2007). A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Deuze, M. (2012). Media Life. UK: Polity Press.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Nova Iorque: New York University Press.

Kozinets, R. (2010). Netnography. Doing Ethnographic Research Online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Lévy, P. (2000). Cibercultura - relatório para o Conselho da Europa no quadro do projeto “Novas tecnologias: cooperação
cultural e comunicação”. Lisboa: Instituto Piaget.

Lévy, P. (2000). Cibercultura - relatório para o Conselho da Europa no quadro do projeto “Novas tecnologias: cooperação
cultural e comunicação”. Lisboa: Instituto Piaget.

 

Secundária

 

Bell, D. (2005). An Introduction to Cybercultures. Londres: Routledge.

Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (2018). The SAGE Handbook of Social Media. Londres: Sage.

Fuchs, C. (2013). Social media: A critical introduction. CA: Sage Publications.

Jenkins, H., Ford, S., & Green, J. (2013). Spreadable Media. Creating Value and Meaning in a Networked Culture. Nova Iorque, Londres: New York University Press.

McLuhan, M. (2008). Compreender os Meios de Comunicação – Extensões do Homem. Lisboa: Relógio D’Água.