Comunicação Empresarial

Objectivos de aprendizagem

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Estruturar conceptualmente a teoria de comunicação empresarial e variáveis do Mix da comunicação;
- Desenvolver capacidades de aplicação prática dos conceitos;
- Encarar os conceitos de cultura, identidade e imagem como um processo de natureza dinâmica nas organizações;
- Enumerar as diferentes tarefas de um diretor de comunicação;
- Planear estratégia de comunicação

Conhecimento conceptual e metodológico; Compreensão dos materiais estudados e sua aplicação a situações diversas;
Capacidade de análise e síntese;
Capacidade de julgamento da relevância de um material para uma finalidade;
Capacidade de hierarquização das prioridades e tomada de decisão;
Capacidade de comunicação;
Predisposição para a aprendizagem contínua; Capacidade de lidar com situações imprevistas e pouco estruturadas.

Conteúdos programáticos

UNIDADE TEMÁTICA 1
• A natureza e a função da Comunicação de Empresarial
• Componente Estratégica da Comunicação;
• Análise das Variaríeis da Comunicação de Marketing;
• Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação Empresarial.
UNIDADE TEMÁTICA 2:
A Dimensão Estratégica da Imagem Empresarial
• A Imagem Empresarial como princípio de Gestão Estratégica;
• Cultura;
• Identidade;
• Imagem.
UNIDADE TEMÁTICA 3
Auditoria de Imagem
• Conceitos e objetivos da Auditoria de Imagem;
• Modelos de Quantificação da Imagem Empresarial;
• Avaliação da Cultura Empresarial;
• Análise da Imagem Pública. UNIDADE TEMÁTICA 4
O Diretor de Comunicação
• Instrumento da Direção de Comunicação;
• Planos de Comunicação.

Bibliografia

CARDOSO, P. GAIO, S. (2004) Publicidade e comunicação empresarial: Perspetivas e contributos, Edições

Universidade Fernando Pessoa, Porto.

 

 CARDON , P (2017) Business Communication: Developing Leaders for a Networked World 3º Ed. McGraw-Hill, New

York.

 

REGO, Arménio (2022) Comunicação Pessoal e Organizacional 5ª Ed., teoria e prática. Sílabo Gestão, Lisboa.