Criatividade e Inovação

Objectivos de aprendizagem

A unidade curricular de Criatividade e Inovação apresenta de modo objetivo e sustentado as diversas técnicas de criação, enquanto ferramentas de trabalho.

Interessa desenvolver uma apresentação teórica e prática de diversas técnicas de criação, com aplicabilidade nos futuros contextos profissionais dos estudantes.

Pretende-se promover a capacidade do(a) estudante para pensar de forma inovadora e criativa na definição das estratégias empresariais, de forma a contribuir para o sucesso e competitividade das empresas.

Fornecer aos alunos noções gerais de propriedade industrial, dando-se ênfase a marcas e patentes.

Conteúdos programáticos

1.    Pensamento crítico e Pensamento criativo
2.    Conceito e definição de criatividade
2.1    A criatividade como um mito
2.2    A criatividade como uma combinação de lógica e intuição
2.3    Criatividade individual e grupal
2.4    Atitude criativa
2.5    Processo criativo
2.6    Produto criativo
2.7    Bloqueios à criatividade
2.8    4P’S da criatividade
2.9    A criatividade como ferramenta de trabalho
3.    Métodos de estimulação da criatividade e inovação
4.    Aplicações da criatividade em inovação
5.    Gestão de processos de inovação
6.    Proteção da propriedade industrial

Bibliografia

 

Principal

Bessant, J. e Tidd, J. (2019). Inovação e Empreendedorismo,
ed. Porto Alegre: Boockman

Harvard Business Review Press (2017). Inovação – Constituir equipas criativas, Edições Texto & Grafia


 

 

 

 

 

Secundária

Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa.

Dantas, J. e Moreira, A. (Coord.) (2011). O processo de inovação, Lidel, Lisboa

Gupta, P. (2011). Inovação Empresarial no Século XXI, Ed. Vida Economica

Judkins, R. (2016). A Arte Do Pensamento Criativo. trad. Pedro Vidal. - 1a ed. - Lisboa : Temas e Debates - Círculo de Leitores, 2016. - 311, [1] p.
: il. - Tít. orig.: The art of creative thinking

Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value Ed. T. Lockwood

Skarzynski, P. e Gibson, R. (2010). Inovar no Essencial. Atual Editora Vianna, M. (2010). Design Thinking Business Innovation, MJV Press
Vilela, T. e Vilarinho, P. (coord) (2013). Manual para a protecção, gestão e valorização da propriedade inteletual, Ed. COTEC e INPI

Vilela, T. e Vilarinho, P. (coord) (2013). Valorização de Ativos Intangíveis: o caso da Propriedade Industrial, Ed. COTEC e INPI