Criatividade e Inovação
Objectivos de aprendizagem
A unidade curricular de Criatividade e Inovação apresenta de modo objetivo e sustentado as diversas técnicas de criação, enquanto ferramentas de trabalho.
Interessa desenvolver uma apresentação teórica e prática de diversas técnicas de criação, com aplicabilidade nos futuros contextos profissionais dos estudantes.
Pretende-se promover a capacidade do(a) estudante para pensar de forma inovadora e criativa na definição das estratégias empresariais, de forma a contribuir para o sucesso e competitividade das empresas.
Fornecer aos alunos noções gerais de propriedade industrial, dando-se ênfase a marcas e patentes.Conteúdos programáticos
1. Pensamento crítico e Pensamento criativo2. Conceito e definição de criatividade
2.1 A criatividade como um mito
2.2 A criatividade como uma combinação de lógica e intuição
2.3 Criatividade individual e grupal
2.4 Atitude criativa
2.5 Processo criativo
2.6 Produto criativo
2.7 Bloqueios à criatividade
2.8 4P’S da criatividade
2.9 A criatividade como ferramenta de trabalho
3. Métodos de estimulação da criatividade e inovação
4. Aplicações da criatividade em inovação
5. Gestão de processos de inovação
6. Proteção da propriedade industrial
Bibliografia
Principal |
Bessant, J. e Tidd, J. (2019). Inovação e Empreendedorismo, 3ª Harvard Business Review Press (2017). Inovação – Constituir equipas criativas, Edições Texto & Grafia |
Secundária |
Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. Dantas, J. e Moreira, A. (Coord.) (2011). O processo de inovação, Lidel, Lisboa Gupta, P. (2011). Inovação Empresarial no Século XXI, Ed. Vida Economica Judkins, R. (2016). A Arte Do Pensamento Criativo. trad. Pedro Vidal. - 1a ed. - Lisboa : Temas e Debates - Círculo de Leitores, 2016. - 311, [1] p. Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value Ed. T. Lockwood Skarzynski, P. e Gibson, R. (2010). Inovar no Essencial. Atual Editora Vianna, M. (2010). Design Thinking Business Innovation, MJV Press Vilela, T. e Vilarinho, P. (coord) (2013). Valorização de Ativos Intangíveis: o caso da Propriedade Industrial, Ed. COTEC e INPI |