Desenvolvimento de Produto
Objectivos de aprendizagem
Identificar e descrever o mix do produto; Analisar o desempenho de um produto;Gerir em termos estratégicos e operacionais um produto;
Tomar decisões estratégicas na gestão de uma linha de produtos; Elaborar um plano de lançamento de um novo produto.
Conteúdos programáticos
Conhecimento conceptual e metodológico; Compreensão dos materiais estudados e sua aplicação a situações diversas;
Capacidade de análise e síntese;
Capacidade de julgamento da relevância de um material para uma finalidade;
Capacidade de hierarquização das prioridades e tomada de decisão;
Capacidade de comunicação;
Predisposição para a aprendizagem contínua; Capacidade de lidar com situações imprevistas e pouco estruturadas
Política de Produto
Função de Gestor de produto. Os tipos de produto.
Funções e tipos de embalagem (técnicas, comunicação e estratégicas);
Gestão da Marca.
Políticas e estratégias de serviço Cultura de mercado e a Inovação. Inovação de produtos
Gestão o comercial e força de vendas
Bibliografia
LAMBIN, J (2000) Marketing estratégico, McGraw-Hill, New York,
DIONÍSIO, Pedro et al (2009) b-Mercator, Dom Quixote, Lisboa.
NUNES, João e CAVIQUE, Luís (2008) Plano de Marketing – Estratégia em Acção, Dom Quixote, Lisboa
KOTLER, Philip (1998) Administração de Marketing, Atlas, São Paulo.
PIRES, Aníbal (1991) Marketing – Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Verbo, Lisboa.