Desenvolvimento de Produto

Objectivos de aprendizagem

Identificar e descrever o mix do produto; Analisar o desempenho de um produto;
Gerir em termos estratégicos e operacionais um produto;
Tomar decisões estratégicas na gestão de uma linha de produtos; Elaborar um plano de lançamento de um novo produto.

Conteúdos programáticos

Conhecimento conceptual e metodológico; Compreensão dos materiais estudados e sua aplicação a situações diversas;
Capacidade de análise e síntese;
Capacidade de julgamento da relevância de um material para uma finalidade;
Capacidade de hierarquização das prioridades e tomada de decisão;
Capacidade de comunicação;
Predisposição para a aprendizagem contínua; Capacidade de lidar com situações imprevistas e pouco estruturadas

Política de Produto
Função de Gestor de produto. Os tipos de produto.
Funções e tipos de embalagem (técnicas, comunicação e estratégicas);
Gestão da Marca.
Políticas e estratégias de serviço Cultura de mercado e a Inovação. Inovação de produtos
Gestão o comercial e força de vendas

Bibliografia

 

LAMBIN, J (2000) Marketing estratégico, McGraw-Hill, New York,

 

DIONÍSIO, Pedro et al (2009) b-Mercator, Dom Quixote, Lisboa.

 

NUNES, João e CAVIQUE, Luís (2008) Plano de Marketing – Estratégia em Acção, Dom Quixote, Lisboa

 

KOTLER, Philip (1998) Administração de Marketing, Atlas, São Paulo.

PIRES, Aníbal (1991) Marketing – Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Verbo, Lisboa.