Empreendedorismo Social

Objectivos de aprendizagem

O principal objetivo desta UC é familiarizar o estudante com a inovação social e o empreendedorismo social.
Ainda que com referência ao “state of the art” teórico nesta matéria, esta Unidade Curricular desenvolve-se fundamentalmente através de uma metodologia baseada em estudos de caso, envolvendo constantemente os estudantes na sua análise crítica e habilitando-os, no final do semestre, a construir um projeto próprio de empreendedorismo social, a desenvolver o espírito crítico para o analisar e sendo capaz de o comunicar.
Ainda que, no início, o estudante seja convidado a fazer um trabalho individual de análise e apresentação de casos, o objetivo final é desenvolver competências para o trabalho em equipa na área do empreendedorismo social.

Conteúdos programáticos

1. Introdução: empreendedorismo social e inovação social.
2. Áreas de empreendedorismo social
3. Modelo conceptual de empreendedorismo social
i. Visão (o empreendedor, o problema e a criação de valor)
ii. Desenho (a solução, sustentabilidade, impacto, integração)
iii. Ação (o piloto, viabilização, comunicação)
4. O desafio de construir um empreendimento social
5. A economia social e as organizações da economia social em Portugal e na União Europeia: as origens, a história e a sua importância económica

Bibliografia

SANTOS, Filipe; SALVADO, João; CARVALHO, Isabel; AZEVEDO, Carlos

(2015), Manual para Transformar o Mundo – da Visão Inspiradora ao Sucesso da

Iniciativa de Impacto, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

 

PORTALES, Luís (2019), Social Innovation and Social Entrepreneurship -Fundamentals, Concepts and Tools, Palgrave Macmillan, Cham Suíça: Springer Nature Switzerland AG.

 

KUCHER, J. Howard e RAIBLE, Stephanie (2022), Social Entrepreneurship - A Practice-Based Approach to Social Innovation, Edward Elgar, Cheltenham, Reino Unido