Estratégia Empresarial e Internacionalização
Objectivos de aprendizagem
Entender a relevância da estratégia no contexto do êxito organizacional,dominando os processos de conceção, execução, acompanhamento e
adaptação das estratégias. Reconhecer os diferentes níveis de análise
estratégica e os elementos que as compõem.
Conteúdos programáticos
Adquirir conhecimento acerca dos conceitos relacionados à estratégia e
estratégia organizacional, conectando-os com várias perspetivas estratégicas;
• Demonstrar a capacidade de reconhecer os diferentes níveis de análise
estratégica;
• Compreender a significância da criação, implementação, monitorização e
avaliação das estratégias para alcançar o sucesso organizacional;
• Entender a interligação entre a visão, missão, estratégia e o plano de projetos
da organização
1: Introdução à estratégia
2: Planeamento Estratégico
3: Conceção Estratégica
4: Análise Estratégica
5: Formulação de Estratégia - Internacionalização
6: Implementação de Estratégia
7: Avaliação e Controle de Estratégias
8: Temas Contemporâneos em Gestão Estratégica
Bibliografia
Serra, F.R., Ferreira, M.P., Torres, M.C., Torres, A.P. (2012). Gestão
Estratégica: Conceitos e Prática. Lisboa: Lidel-edições técnicas, Lda.
Freire, A. (2008). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Wheelen, T. e Hunger, J. (2012). Strategic Management and Business
Policy: Toward Global Sustainability. 13ª Ed., New Jersey: Pearson Education
Santos, A. (2008). Gestão Estratégica. Conceitos, modelos e
instrumentos. Lisboa: Escolar Editora