Estratégias de Relações Públicas

Objectivos de aprendizagem

  • Com base no estudo e discussão de casos práticos, desenvolver uma visão aplicada ao contexto organizacional das principais estratégias e técnicas de comunicação no âmbito das Relações Públicas.
  • Através do desenvolvimento simulações, exercícios e estudos de caso, será possível analisar e avaliar criticamente o processo de comunicação e os seus intervenientes, bem como dominar as técnicas de avaliação e monitorização dos seus resultados.
  • Dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam desenvolver e implementar um plano de comunicação e de Relações Públicas adequado à organização.

Conteúdos programáticos

Conceito de Relações Públicas e elementos relacionados
A desinformação, o rumor, a propaganda e a publicidade

Os Públicos das Relações Públicas
Suportes de comunicação orientados para diferentes públicos

A Comunicação Interna e Externa Suportes de comunicação de RP As relações com os media
 
    
As Relações Públicas e a Opinião Pública Os Líderes de Opinião e o Profissional de RP A imagem institucional

Plano de Relações Públicas
Definir e planear uma estratégia de comunicação de RP

As RP em situação de crise
Definir e planear uma estratégia de atuação

Bibliografia

 

Principal

X - CABRERO, J., CABRERO, M. (2001). O Livro de Ouro das
Relações Públicas. Porto: Porto editora.
X - LAMPREIA, J., (2003) Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na Gestão. Lisboa: Texto editora, 2ª edição.
X - COSTA, J., Portugal, M. & Caetano, J. (Coord.) (2015) Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Escolar Editora.
X - KUNSCH, m., (2003) Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus.

 

 

Secundária

BLANCO, Teresa y HERRERA, Joaquin, (2012), Nuevas Tendencias en Comunicacion. Madrid: Libros Profesionales de Empresa ESIC. CABRERO, J. (2003), Comunicacion y Relaciones Publicas. Madrid: McGraw Hill. NEVES, R. de C. (2000), Comunicação Empresarial Integrada. Rio de Janeiro: Mauad.
NICOTERA, A. M. (1995), Conflict and organizations. Communicative
process. New York: University of New York Press.

PEPPER, G. (1995), Communicating in organizations:a cultural approach. New York: McGraw-Hill. PÉREZ, Rafael Alberto (2001), Estrategias de comunicación. Barcelona: Ed. Ariel.
RAMOS, Fernando (2006). Estrategias de Protocolo para a Comunicação Corporativa. Porto: Media XXI Formalpress.
GONÇALVES, G., (2013) Ética das Relações Públicas. Coimbra: Minerva.
OLIVER, S. (2001). Public Relations Strategy. London. Kogan Page. ARGENTI, P., et al. (2005) The Strategic Communication Imperative. MIT Sloan management review. MIT:46.
BLACK, C., (2006) Guia Prático do Profissional de Relações Públicas. Mem-Martins: Publicações Europa-América.
GRUNING, J., (1992) Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey: LEA.