Gestão de Operações
Objectivos de aprendizagem
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre: Elementos de base à gestão de operações;
Métodos e práticas de gestão de operações;
Os sistemas e ferramentas de apoio existentes;
A intervenção do gestor das operações nas organizações.
Capacitar os estudantes para os futuros desafios da gestão de operações: as empresas de serviços e o alargamento da cadeia de valor das organizações no geral
Conteúdos programáticos
Compreender conceitos lecionados; Desenvolver capacidade de análise e ao mesmo tempo de síntese, sobre temas relacionados com a gestão de operações; Desenvolver uma visão panorâmica das operações na microeconomia e na macroeconomia do mundo global; Aplicar os quadros conceituais lecionados à resolução/elaboração de estudos de caso
1. Introdução à Gestão de Operações no contexto da economia global
1.1 Operações e gestão de operações
1.2 Componentes da gestão de operações
1.3 Desenvolvimento dos sistemas de planeamento e controlo de operações
1.4 Processos de excelência mundial (World Class Manufactoring- WCF)
2. Previsão da Procura
2.1 Características da procura e o processo de previsão
2.2 Modelos de previsão qualitativos e quantitativos
3. Noções de PCO - Planeamento e Controlo de Operações
3.1 Modelo de referência para os sistemas PCO
3.2 Modelos tradicionais
4. Gestão da cadeia de fornecimento
4.1 Elementos chave da cadeia de fornecimento
4.2 Conceitos de logística
4.3 A gestão de cadeia de fornecimento
4.4 Gestão de materiais e stocks
4.4.1 A gestão económica de stocks
4.4.2 Custos associados aos stocks
4.4.3 O stock de segurança
5. Gestão e controlo de qualidade
5.1 Controlo estatístico de qualidade
Bibliografia
Lisboa, J.V.; Gomes, C.F. (2008), Gestão de Operações (2ª ed. revista e aumentada). Porto: Vida Económica
Pinto, J.P. (2006). Gestão de Operações, na Indústria e nos Serviços. Porto - Lisboa: Lidel Pires, A.R. (2007), Qualidade. Sistemas de Gestão de Qualidade.
Porto: Sílabo
Heizer, J., Render, B., & Munson, C. (2017). Principles of Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management (Global editon). Pearson.
Krajewski, L. J., Ritzman, L. P., & Malhotra, M. K. (2010). Operations management: Processes and supply chains. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson.