Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social

Objectivos de aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:

  1. Aplicar a gestão de marketing em organizações sociais e políticas.
  2. Perceber a distinção entre marketing social e político e marketing
  3. Compreender a aplicabilidade do marketing a setores
  4. Compreender o papel da comunicação no funcionamento dos sistemas políticos.
  5. Perceber o discurso político como instrumento estruturado de sedução do público – eleitor.
  6. Elaborar uma campanha para uma organização política e
  7. Compreender o impacto da revolução digital sobre a comunicação política.
  8. Refletir sobre a importância da imagem na escolha do eleitor.

Conteúdos programáticos

  1. Organizações sociais e políticas
    • Conceitos gerais sobre Organização
    • O terceiro setor
    • Organizações sem fins lucrativos
    • Enquadramento legal
    • Definição de necessidades, objetivos e target das organizações
  2. Marketing das organizações
    • Conceitos gerais sobre marketing
    • Definição do marketing-mix nas organizações
    • Marketing aplicado às organizações do 3º setor
    • As campanhas de angariação de fundos
  3. Marketing das instituições políticas
    • A comunicação política – sistema político, discurso político, imagem
    • Marketing político – conceitos, evolução, objetivos, instrumentos e sistemas de informação, implementação
    • Marketing eleitoral/campanhas – conceitos, evolução, objetivos, instrumentos, estratégias e especificidades

Bibliografia

 

 Principal

Azevedo, C., Meneses, J. & Franco, R. (2013). Gestão das organizações sem fins lucrativos: Impulso Positivo

de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator (17ª Ed.), Lisboa, Dom Quixote

Proença, J. (2008). Marketing de Serviços Públicos. Lisboa: Escolar
editora

Zenone, L. (2006). Marketing Social. São Paulo: Thomson Learning

 

Secundária

Caetano, J., Gravelho, M.C. & Simões, M.M., (2012). Marketing Político – Poder e Imagem, Lisboa: Escolar Editora

Domenach, J. M., (1975). A Propaganda Política, Bertrand, Lisboa

Fontes, M., (2012). Marketing Social: Novos Paradigmas. Rio de Janeiro: Elsevier

Kotler, P. e Andreason, A., (1995). Strategic Marketing for Non-Profit Organizations, Prentice Hall, Upper Saddle River

Kotler, P. e Roberto, E., (1992). Marketing Social - Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Editora Campus

Maarek, P.J., (2009). Marketing Politico y Comunicación, Barcelona: Paidós Newman, B.I., (1999). The Mass Marketing of Politics, Sage: Thousand Oaks
O'Shaughnessy, N.J. e Henneberg, S. C., (2002). The Idea of Political Marketing, Praeger, Westport
Quintero, A.P., (1993). História da Propaganda, Planeta Ed., Lisboa Santos, M. R., (1996). Marketing Político, Cetop, Lisboa