Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social
Objectivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Aplicar a gestão de marketing em organizações sociais e políticas.
- Perceber a distinção entre marketing social e político e marketing
- Compreender a aplicabilidade do marketing a setores
- Compreender o papel da comunicação no funcionamento dos sistemas políticos.
- Perceber o discurso político como instrumento estruturado de sedução do público – eleitor.
- Elaborar uma campanha para uma organização política e
- Compreender o impacto da revolução digital sobre a comunicação política.
- Refletir sobre a importância da imagem na escolha do eleitor.
Conteúdos programáticos
- Organizações sociais e políticas
- Conceitos gerais sobre Organização
- O terceiro setor
- Organizações sem fins lucrativos
- Enquadramento legal
- Definição de necessidades, objetivos e target das organizações
- Marketing das organizações
- Conceitos gerais sobre marketing
- Definição do marketing-mix nas organizações
- Marketing aplicado às organizações do 3º setor
- As campanhas de angariação de fundos
- Marketing das instituições políticas
- A comunicação política – sistema político, discurso político, imagem
- Marketing político – conceitos, evolução, objetivos, instrumentos e sistemas de informação, implementação
- Marketing eleitoral/campanhas – conceitos, evolução, objetivos, instrumentos, estratégias e especificidades
Bibliografia
Principal |
Azevedo, C., Meneses, J. & Franco, R. (2013). Gestão das organizações sem fins lucrativos: Impulso Positivo de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator (17ª Ed.), Lisboa, Dom Quixote Proença, J. (2008). Marketing de Serviços Públicos. Lisboa: Escolar Zenone, L. (2006). Marketing Social. São Paulo: Thomson Learning |
Secundária |
Caetano, J., Gravelho, M.C. & Simões, M.M., (2012). Marketing Político – Poder e Imagem, Lisboa: Escolar Editora Domenach, J. M., (1975). A Propaganda Política, Bertrand, Lisboa Fontes, M., (2012). Marketing Social: Novos Paradigmas. Rio de Janeiro: Elsevier Kotler, P. e Andreason, A., (1995). Strategic Marketing for Non-Profit Organizations, Prentice Hall, Upper Saddle River Kotler, P. e Roberto, E., (1992). Marketing Social - Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Editora Campus Maarek, P.J., (2009). Marketing Politico y Comunicación, Barcelona: Paidós Newman, B.I., (1999). The Mass Marketing of Politics, Sage: Thousand Oaks |