Marketing e Comunicação

Objectivos de aprendizagem

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

 

  • Introduzir os conceitos básicos de marketing;
  • Estruturar conceptualmente, toda a teoria de Comunicação de Marketing e variáveis do Mix da comunicação;
  • Desenvolver capacidades de aplicação prática dos conceitos;
  • Encarar os conceitos de cultura, identidade e imagem, como um processo de natureza dinâmica nas organizações;
  • Planear a Comunicação;
  • Planificar um modelo de negócio;
Relacionar Criatividade, Inovação e Competitividade

Conteúdos programáticos

UNIDADE TEMÁTICA 1

 Fundamentos de Marketing

  • O marketing como filosofia de gestão.
  • Evolução da gestão de marketing.
  • Marketing estratégico/ Marketing operacional.

UNIDADE TEMÁTICA 2

A Comunicação de Marketing

  • A natureza e a função da Comunicação de Marketing;
  • Componente Estratégica da Comunicação;
  • Análise das Variaríeis da Comunicação de Marketing;
  • Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação.

UNIDADE TEMÁTICA 3

  • Criatividade e Inovação.
  • O pensamento criativo e o processo de inovação: uma cultura de empreendedorismo.
  • A Indústria Criativa;
  • Conceito e subsectores de atividade;
  • Características diferenciadoras e modelos de negócio;
  • A Indústria Criativa e sua importância na Economia: os clusters criativos.

 

UNIDADE TEMÁTICA 4

A Dimensão Estratégica da Imagem Empresarial

  • A Imagem Empresarial como princípio de Gestão Estratégica;
  • Cultura;
  • Identidade;
  • Imagem.

UNIDADE TEMÁTICA 5

Auditoria de Imagem

  • Conceitos e objetivos da Auditoria de Imagem;
  • Modelos de Quantificação da Imagem Empresarial;
  • Avaliação da Cultura Empresarial;
  • Análise da Imagem Pública.

UNIDADE TEMÁTICA 6

O Diretor de Comunicação

  • Instrumento da Direção de Comunicação;
Planos de Comunicação.

Bibliografia

Principal

Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). bMercator – Blended Marketing. Publicações Dom Quixote.

Kotler, P, Kartajana, H., Setiawan. (2021). Marketing 4.0. Conjutura Actual

Kotler, P, Kartajana, H., Setiawan. (2021). Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade. Conjutura Actual

Secundária

Hartley, J. (ed.) (2005). Creative industries. Oxford: Blackwell.

Flew, T. (2012). The Creative Industries. Culture and Policy. London: Sage.

Bilton, C. (2010). Creative Strategy: Reconnecting Business and Innovation. Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons

Porter, M. E. (2001). Strategy and the Internet. Harvard Business Review.

Percy, L. (2008). Strategic Integrated Marketing Communications. Elsevier Inc.

Strauss, J. & Frost, R. (2012). eMarketing (6th edition). Upper Saddle River: Pearson.

Villafane, J. (1998). Imagem Positiva – gestão estratégica da imagem das empresas.: Edições Sílabo.

Wood, M. (2008). The Marketing Plan Handbook. Pearson Education, New Jersey. EUA.