Marketing e Comunicação
Objectivos de aprendizagem
No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Introduzir os conceitos básicos de marketing;
- Estruturar conceptualmente, toda a teoria de Comunicação de Marketing e variáveis do Mix da comunicação;
- Desenvolver capacidades de aplicação prática dos conceitos;
- Encarar os conceitos de cultura, identidade e imagem, como um processo de natureza dinâmica nas organizações;
- Planear a Comunicação;
- Planificar um modelo de negócio;
Conteúdos programáticos
UNIDADE TEMÁTICA 1
Fundamentos de Marketing
- O marketing como filosofia de gestão.
- Evolução da gestão de marketing.
- Marketing estratégico/ Marketing operacional.
UNIDADE TEMÁTICA 2
A Comunicação de Marketing
- A natureza e a função da Comunicação de Marketing;
- Componente Estratégica da Comunicação;
- Análise das Variaríeis da Comunicação de Marketing;
- Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação.
UNIDADE TEMÁTICA 3
- Criatividade e Inovação.
- O pensamento criativo e o processo de inovação: uma cultura de empreendedorismo.
- A Indústria Criativa;
- Conceito e subsectores de atividade;
- Características diferenciadoras e modelos de negócio;
- A Indústria Criativa e sua importância na Economia: os clusters criativos.
UNIDADE TEMÁTICA 4
A Dimensão Estratégica da Imagem Empresarial
- A Imagem Empresarial como princípio de Gestão Estratégica;
- Cultura;
- Identidade;
- Imagem.
UNIDADE TEMÁTICA 5
Auditoria de Imagem
- Conceitos e objetivos da Auditoria de Imagem;
- Modelos de Quantificação da Imagem Empresarial;
- Avaliação da Cultura Empresarial;
- Análise da Imagem Pública.
UNIDADE TEMÁTICA 6
O Diretor de Comunicação
- Instrumento da Direção de Comunicação;
Bibliografia
Principal |
Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). bMercator – Blended Marketing. Publicações Dom Quixote. Kotler, P, Kartajana, H., Setiawan. (2021). Marketing 4.0. Conjutura Actual Kotler, P, Kartajana, H., Setiawan. (2021). Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade. Conjutura Actual |
Secundária |
Hartley, J. (ed.) (2005). Creative industries. Oxford: Blackwell. Flew, T. (2012). The Creative Industries. Culture and Policy. London: Sage. Bilton, C. (2010). Creative Strategy: Reconnecting Business and Innovation. Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons Porter, M. E. (2001). Strategy and the Internet. Harvard Business Review. Percy, L. (2008). Strategic Integrated Marketing Communications. Elsevier Inc. Strauss, J. & Frost, R. (2012). eMarketing (6th edition). Upper Saddle River: Pearson. Villafane, J. (1998). Imagem Positiva – gestão estratégica da imagem das empresas.: Edições Sílabo. Wood, M. (2008). The Marketing Plan Handbook. Pearson Education, New Jersey. EUA. |