Marketing Estratégico

Objectivos de aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:

  • Introduzir conceitos de estratégia e do pensamento estratégico em situações reais
  • Compreender a natureza, os riscos e os fatores críticos de sucesso das organizações
  • Saber aplicar o conceito de segmentação e definir o posicionamento estratégico de uma organização
  • Elaborar um plano de marketing estratégico
Aplicar metodologias de investigação qualitativa, utilizando instrumentos de diagnóstico de marketing.

Conteúdos programáticos

  1. Estratégia da empresa / Estratégia de marketing
    • Conceitos sobre estratégia - Escola de Harvard post 65, Escola de Carnegie, Modelos de análise individual de atividades (PIMS), Modelos de análise de atividades (BCG; GE-McKinsey); Modelos derivados da teoria financeira: Escola de Harvard post 80);
    • Gestão estratégica e marketing estratégico
  1. Plano de marketing estratégico
  • Análise do ambiente – interna e externa
  • Missão, objetivos e estratégia
  • Estratégias de mercado
  • Plano de marketing estratégico

III. Instrumentos de apoio à decisão estratégica

  • Instrumentos de análise quantitativa e qualitativa
Métodos de diagnóstico e previsão de marketing

Bibliografia

 

 

 Principal

 de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues,
V. (2018). Mercator (17ª Ed.), Lisboa, Dom Quixote. ISBN 9789722065917

Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014). Manual de Estratégia (4ª Ed.), Edições Sílabo, Lisboa. ISBN 9789726187769

Lambin, J-J. (2000). MarketingEstratégico, McGraw-Hill, NY. ISBN 9789727730407

Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações (4ª Ed.), Escolar Editora, Portugal. ISBN 9789725926000

 

 

 

 

Secundária

 Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Lisboa: Bertrand Editora. ISBN 9789722540759

Martinet, A.C. (1989). Estratégia, Edições Sílabo, Lisboa. ISBN 9726180732

Porter, M. (2004). CompetitiveStrategy: Techniques for Analyzing
Industries and Competitors, NY, Free Press. ISBN 9780743260886


Rascão, J. (2001). Análise Estratégica, Edições Sílabo, Lisboa. ISBN 9789726182580