Métodos e Técnicas de Criação
Objectivos de aprendizagem
A unidade curricular de Métodos e Técnicas de Criação apresenta de modo objetivo e sustentado as diversas técnicas de criação, enquanto ferramentas de trabalho.
Interessa desenvolver uma apresentação teórica e prática de diversas técnicas de criação, com aplicabilidade nos futuros contextos profissionais dos estudantes.
Pretende-se promover a capacidade do(a) estudante para pensar de forma inovadora e criativa na definição das estratégias empresariais, de forma a contribuir para o sucesso e competitividade das empresas.Conteúdos programáticos
- Pensamento crítico e Pensamento criativo
- Conceito e definição de criatividade
- A criatividade como um mito
- A criatividade como uma combinação de lógica e intuição
- Criatividade individual e grupal
- Atitude criativa
- Processo criativo
- Produto criativo
- Bloqueios à criatividade
- 4P’S da criatividade
- A criatividade como ferramenta de trabalho
- Métodos de estimulação da criatividade e inovação
- Aplicações da criatividade em inovação
Bibliografia
Principal |
Cardoso, P. R. (2011). Estratégia criativa publicitária: Fundamentos e métodos. Porto, UFP Jay, R. (2000). The Ultimate Book of Business Creativity. Oxford, Capstone, 208 pp. |
Secundária |
Bessant, J. e Tidd, J. (2019). Inovação e Empreendedorismo, 3ª ed. Porto Alegre: Boockman Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. 2005. ISBN: 9789727116522 Fonseca, A. F. (2007). A Psicologia da Criatividade. Porto: Universidade Fernando Harvard Business Review Press (2017). Inovação – Constituir equipas criativas, Edições Texto & Grafia Higgins, J. M. (1994). 101 Creative Problem Solving Techniques: The Handbook of New Ideas for Business. Florida, New Management Publishing CO, 223 pp. Judkins, R. (2016). A Arte Do Pensamento Criativo. trad. Pedro Vidal. - 1ª ed. - Lisboa : Temas e Debates - Círculo de Leitores, 2016. - 311, [1] p. : il. - Tít. orig.: The art of creative thinking. Kaufman, J. C., & Sternberg, R. J. et all (2010). The Cambridge Handbook of Creativity. New York: Cambridge University Press, 489 pp. Tidd, J, & Bessant, J (2009), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (4th Ed). Chichester: Wiley |