Modelos de Negócio
Objectivos de aprendizagem
No final desta UC, o aluno deverá ter aprendido a:
- Descrever e explicar o contexto que sustenta a criação, desenvolvimento e sustentabilidade de novos modelos e processos de negócio.
- Identificar e caraterizar padrões de modelos de negócio
- Explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte ao design e materialização de modelos de negócio.
- Identificar e descrever os componentes da tela de um modelo de negócios.
Conteúdos programáticos
- Introdução
Definição de modelo de negócios Processo de inovação
Design Thinking
- A tela e os blocos constitutivos
Segmentos de Clientes Proposta de Valor Canais
Relacionamento com o Cliente Fonte de Receitas
Recursos Atividades Parcerias
Estrutura de Custos
- Padrões de modelos de negócio Modelos de Negócios Desagregados A Cauda Longa
Plataformas multilaterais
Grátis como Modelo de negócios Modelos de Negócios abertos
- A ligação da estratégia ao modelo de negócios
Ambiente de Modelo de Negócios Estratégia do Oceano Azul
- A avaliação do modelo de negócios Processo de Construção do Modelo de Negócios A gestão de múltiplos modelos de negócio
Bibliografia
Principal |
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio, Ed. Dom Quixote |
Secundária |
Duarte, C. & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. Edições Sílabo Harrison, S. (2013). IdeaSpotting: How to Find Your Next Great Idea, Machillock Publishing Mullins, J. & Komisar, R. (2009). Getting to Plan B: Breaking through to a better business model. Harvard Business Press. Boston Osterwalder, A., Bernarda, G., Pigneur, Y. & Smith, A. (2015). Criar Propostas de valor. Ed. Dom Quixote Vianna, M. et al. (2012). Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro. MJV Press Watson, D. (2005). Business Models. Harriman House |