Princípios de Marketing

Objectivos de aprendizagem

  • Introduzir conceitos   de   estratégia   e    do   pensamento estratégico em situações reais;
  • Compreender a natureza, os riscos e os fatores de sucesso das inovações;
  • Saber aplicar    o    conceito    de    segmentação    e posicionamento estratégico;
  • Elaborar um    plano    de    Marketing    para    uma organização;
  • Adquirir noções de metodologia de investigação qualitativa e quantitativa;
  • Utilização de conceitos e instrumentos de análise/ diagnóstico em Marketing;
  • Compreender a utilização das variáveis de comunicação, tendo por base o plano de Marketing estratégico;
Relacionar conceitos microeconómicos com opções estratégicas de gestão de Marketing.

Conteúdos programáticos

Unidade     temática     1:     Fundamentos     de Marketing

Evolução do conceito de Marketing.

As     grandes    tendências    da    gestão    de marketing.

O Marketing e as novas tecnologias.

A organização dos serviços de marketing.

 

Unidade temática 2: Marketing estratégico Estudos     de        Mercados        e                  Modelos               de diagnóstico.

Estudo do conceito – segmentação. Estudo dos objetivos de marketing. Estudo         do         conceito          – posicionamento.

 

Unidade temática 3: Marketing operacional

Políticas de Marketing Mix

Políticas de Comunicação de Marketing

 

Unidade temática 4: Implementação e controlo Modelos de apoio à decisão estratégica em gestão de marketing.

Estratégias      de      marketing      e      opções      de implementação.

Estratégias concorrenciais.

Estratégias baseadas na curva da experiência.

Orientações estratégicas das variáveis do Marketing Mix – Políticas de controlo.

Bibliografia

 

 

Principal

 

LAMBIN, J. (2000) Marketing estratégico, McGraw-Hill, New York

NUNES & CAVIQUE (2001) Plano de Marketing, Dom Quixote.

KOTLER, P., & ARMSTRONG, G. (2018) Principles of Marketing, Global Edition, 17th, Harlow: Pearson Education

KOTLER, P., & ARMSTRONG, G. (2007). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall.

 

 

Secundária

 

KAPFERER, J.(1998) Strategic Brand Management: creating sustaining Brand Equity long term, Londres, Kogan Page

RASCÃO, J. ( 2001) Análise estratégica, Silabo, Lisboa

KOTLER, P. (1998) Administração de Marketing, Atlas, São Paulo