Princípios de Marketing
Objectivos de aprendizagem
- Introduzir conceitos de estratégia e do pensamento estratégico em situações reais;
- Compreender a natureza, os riscos e os fatores de sucesso das inovações;
- Saber aplicar o conceito de segmentação e posicionamento estratégico;
- Elaborar um plano de Marketing para uma organização;
- Adquirir noções de metodologia de investigação qualitativa e quantitativa;
- Utilização de conceitos e instrumentos de análise/ diagnóstico em Marketing;
- Compreender a utilização das variáveis de comunicação, tendo por base o plano de Marketing estratégico;
Conteúdos programáticos
Unidade temática 1: Fundamentos de Marketing
Evolução do conceito de Marketing.
As grandes tendências da gestão de marketing.
O Marketing e as novas tecnologias.
A organização dos serviços de marketing.
Unidade temática 2: Marketing estratégico Estudos de Mercados e Modelos de diagnóstico.
Estudo do conceito – segmentação. Estudo dos objetivos de marketing. Estudo do conceito – posicionamento.
Unidade temática 3: Marketing operacional
Políticas de Marketing Mix
Políticas de Comunicação de Marketing
Unidade temática 4: Implementação e controlo Modelos de apoio à decisão estratégica em gestão de marketing.
Estratégias de marketing e opções de implementação.
Estratégias concorrenciais.
Estratégias baseadas na curva da experiência.
Orientações estratégicas das variáveis do Marketing Mix – Políticas de controlo.Bibliografia
Principal |
LAMBIN, J. (2000) Marketing estratégico, McGraw-Hill, New York NUNES & CAVIQUE (2001) Plano de Marketing, Dom Quixote. KOTLER, P., & ARMSTRONG, G. (2018) Principles of Marketing, Global Edition, 17th, Harlow: Pearson Education KOTLER, P., & ARMSTRONG, G. (2007). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall. |
Secundária |
KAPFERER, J.(1998) Strategic Brand Management: creating sustaining Brand Equity long term, Londres, Kogan Page RASCÃO, J. ( 2001) Análise estratégica, Silabo, Lisboa KOTLER, P. (1998) Administração de Marketing, Atlas, São Paulo |