Teoria das Relações Públicas

Objectivos de aprendizagem

  • Transmitir os conceitos de base e a importância do estudo e conhecimento das variáveis relacionadas com Relações Públicas, para a definição e planeamento de uma estratégia de Comunicação.
  • Conhecer, compreender e discutir as técnicas básicas da atividade de Relações Públicas.
  • Reconhecer o papel e a importância da função de RP nas
  • organizações.
Reconhecer na prática das RP, as relações com os diferentes interlocutores.

Conteúdos programáticos

Fundamentos Teóricos das Relações Públicas A Função de Relações Públicas
Perfil do Profissional de Relações Públicas: Personalidade e qualificações Competências do Profissional de Relações Públicas 

Os principais modelos das Relações Públicas 

O Conceito de Relações Públicas
Características das RP enquanto Atividade de Comunicação Social Objetivos das Relações Públicas
O Domínio das Relações Públicas 

Atividades de Relações Públicas
RP, o Marketing e a Publicidade

O Processo das RP
Fases Essenciais do Processo de Relações Públicas Níveis do Processo de Relações Públicas Processos de Formação de Opinião Pública

Públicos e Opinião Pública 
Os Públicos Internos Os Públicos Externos

RP como instrumento de Comunicação Institucional
Teoria da Comunicação Integrada Comunicação Integrada de Marketing

RP internacionais
O conceito das relações públicas internacionais

Ética profissional e deontologia em Relações Públicas 

Bibliografia

 

Principal

CABRERO, J., CABRERO, M. (2001). O Livro de Ouro das
Relações Públicas. Porto: Porto editora.

LAMPREIA, J., (2003) Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na Gestão. Lisboa: Texto editora, 2ª edição.

COSTA, J., Portugal, M. & Caetano, J. (Coord.) (2015) Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Escolar Editora.

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Secundária

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