Teoria das Relações Públicas
Objectivos de aprendizagem
- Transmitir os conceitos de base e a importância do estudo e conhecimento das variáveis relacionadas com Relações Públicas, para a definição e planeamento de uma estratégia de Comunicação.
- Conhecer, compreender e discutir as técnicas básicas da atividade de Relações Públicas.
- Reconhecer o papel e a importância da função de RP nas
- organizações.
Conteúdos programáticos
Fundamentos Teóricos das Relações Públicas A Função de Relações PúblicasPerfil do Profissional de Relações Públicas: Personalidade e qualificações Competências do Profissional de Relações Públicas
Os principais modelos das Relações Públicas
O Conceito de Relações Públicas
Características das RP enquanto Atividade de Comunicação Social Objetivos das Relações Públicas
O Domínio das Relações Públicas
Atividades de Relações Públicas
RP, o Marketing e a Publicidade
O Processo das RP
Fases Essenciais do Processo de Relações Públicas Níveis do Processo de Relações Públicas Processos de Formação de Opinião Pública
Públicos e Opinião Pública
Os Públicos Internos Os Públicos Externos
RP como instrumento de Comunicação Institucional
Teoria da Comunicação Integrada Comunicação Integrada de Marketing
RP internacionais
O conceito das relações públicas internacionais
Ética profissional e deontologia em Relações Públicas
Bibliografia
Principal |
CABRERO, J., CABRERO, M. (2001). O Livro de Ouro das LAMPREIA, J., (2003) Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na Gestão. Lisboa: Texto editora, 2ª edição. COSTA, J., Portugal, M. & Caetano, J. (Coord.) (2015) Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Escolar Editora. KUNSCH, m., (2003) Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus. |
Secundária |
BLANCO, Teresa y HERRERA, Joaquin, (2012), Nuevas Tendencias en Comunicacion. Madrid: Libros Profesionales de Empresa ESIC. CABRERO, J. (2003), Comunicacion y Relaciones Publicas. Madrid: McGraw Hill. NEVES, R. de C. (2000), Comunicação Empresarial Integrada. Rio de Janeiro: Mauad. NICOTERA, A. M. (1995), Conflict and organizations. Communicative process. New York: University of New York Press. PEPPER, G. (1995), Communicating in organizations:a cultural approach. New York: McGraw-Hill. PÉREZ, Rafael Alberto (2001), Estrategias de comunicación. Barcelona: Ed. Ariel. RAMOS, Fernando (2006). Estrategias de Protocolo para a Comunicação Corporativa. Porto: Media XXI Formalpress. GONÇALVES, G., (2013) Ética das Relações Públicas. Coimbra: Minerva. OLIVER, S. (2001). Public Relations Strategy. London. Kogan Page. ARGENTI, P., et al. (2005) The Strategic Communication Imperative. MIT Sloan management review. MIT:46. BLACK, C., (2006) Guia Prático do Profissional de Relações Públicas. Mem-Martins: Publicações Europa-América. GRUNING, J., (1992) Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey: LEA. |