Teorias da Comunicação

Objectivos de aprendizagem

A presente UC terá como principais objetivos:

  • Observar o papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade.
  • Compreender e adquirir conhecimento elementar sobre as teorias que têm atravessado os estudos da comunicação de massa,
  • Conhecer as principais correntes afetas às teorias sobre a comunicação de massa
  • Estimular o sentido crítico e reflexivo a partir de temas determinantes nos estudos de comunicação da atualidade.

Conteúdos programáticos

  1. a) Notas introdutórias
    A comunicação de massa enquanto objeto de estudo
    A estrutura dos meios de comunicação de massas e modelos de comunicação
  2. b) Evolução da pesquisa
    Teoria Hipodérmica
    Modelo de Lasswell
    Abordagem empírico-experimental ou da Persuasão
    Abordagem empírica de campo ou dos Efeitos Limitados
    Teoria Funcionalista
  3. c) A teoria crítica. Efeitos cognitivos a longo prazo
    A Escola de Frankfurt e o conceito de Indústrias Culturais
    Os Estudos Culturais
  4. d) Receção: codificação/descodificação
    A Hipótese do Agenda-setting
    Teoria da Espiral do Silêncio
  5. e) A comunicação e as novas tecnologias
    Determinismo tecnológico
    A Sociedade da Informação
    Novos media e redes

Bibliografia

Principal

 

FISKE, John (1999). Introdução ao Estudo da Comunicação. Lisboa: Edições ASA

HARTLEY, John (2004): Comunicação, Estudos Culturais e Media. Conceitoschave. Lisboa, Quimera

HOLMES, David (2006): Communication Theory. Media, Technology and
Society, Sage

MCLUHAN, Marshall (2008): Compreender os Meios de Comunicação. Extensões do Homem, Relógio d’Água

McQuail, Denis (2003). Teorias da Comunicação de Massa, Penso

Noelle-Neumann, Elisabeth (1995). La_espiral del silencio, Paidos

WOLF, Mauro (2001): Teorias da Comunicação. Lisboa, Editorial Presença

Secundária

 

CAZANEUVE, Jean, (1996): Guia Alfabético da Comunicação de Massas. Lisboa, Edições 70

FREIXO, Manuel João Vaz (2012). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

MACHUCO ROSA, António (2008): A Comunicação e o Fim das Instituições – Das Origens da Imprensa aos Novos Media. Edições Universitárias Lusófonas

MATTELART, Armand e Michelle (1999): História das Teorias da Comunicação. S. Paulo, Loyola

SANTOS, José Manuel, CORREIA, João Carlos (orgs) (2004). Terias da
Comunicação. Covilhã, UBI.