Teorias da Comunicação
Objectivos de aprendizagem
A presente UC terá como principais objetivos:
- Observar o papel desempenhado pelos meios de comunicação na sociedade.
- Compreender e adquirir conhecimento elementar sobre as teorias que têm atravessado os estudos da comunicação de massa,
- Conhecer as principais correntes afetas às teorias sobre a comunicação de massa
- Estimular o sentido crítico e reflexivo a partir de temas determinantes nos estudos de comunicação da atualidade.
Conteúdos programáticos
- a) Notas introdutórias
A comunicação de massa enquanto objeto de estudo
A estrutura dos meios de comunicação de massas e modelos de comunicação - b) Evolução da pesquisa
Teoria Hipodérmica
Modelo de Lasswell
Abordagem empírico-experimental ou da Persuasão
Abordagem empírica de campo ou dos Efeitos Limitados
Teoria Funcionalista - c) A teoria crítica. Efeitos cognitivos a longo prazo
A Escola de Frankfurt e o conceito de Indústrias Culturais
Os Estudos Culturais - d) Receção: codificação/descodificação
A Hipótese do Agenda-setting
Teoria da Espiral do Silêncio - e) A comunicação e as novas tecnologias
Determinismo tecnológico
A Sociedade da Informação
Novos media e redes
Bibliografia
Principal |
FISKE, John (1999). Introdução ao Estudo da Comunicação. Lisboa: Edições ASA HARTLEY, John (2004): Comunicação, Estudos Culturais e Media. Conceitoschave. Lisboa, Quimera HOLMES, David (2006): Communication Theory. Media, Technology and MCLUHAN, Marshall (2008): Compreender os Meios de Comunicação. Extensões do Homem, Relógio d’Água McQuail, Denis (2003). Teorias da Comunicação de Massa, Penso Noelle-Neumann, Elisabeth (1995). La_espiral del silencio, Paidos WOLF, Mauro (2001): Teorias da Comunicação. Lisboa, Editorial Presença |
Secundária |
CAZANEUVE, Jean, (1996): Guia Alfabético da Comunicação de Massas. Lisboa, Edições 70 FREIXO, Manuel João Vaz (2012). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. MACHUCO ROSA, António (2008): A Comunicação e o Fim das Instituições – Das Origens da Imprensa aos Novos Media. Edições Universitárias Lusófonas MATTELART, Armand e Michelle (1999): História das Teorias da Comunicação. S. Paulo, Loyola SANTOS, José Manuel, CORREIA, João Carlos (orgs) (2004). Terias da |